segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ciclo Verde


Sustentabilidade e Marketing

Não há dúvidas que a sustentabilidade é uma forte tendência de diferencial para as empresas. Entretanto a viabilidade de projetos sustentáveis é constantemente debatida, pois muitas vezes os processos de fabricação “sustentáveis” são mais caros que os processos “tradicionais”. Para as empresas só é interessante investir em sustentabilidade se isso trouxer bons resultados. A partir disso surge o grande desafio de conciliar os objetivos de marketing com os de sustentabilidade.
A Dove lançou a campanha da “real beleza”, onde as modelos do produto eram mulheres “comuns”, fazendo críticas ao inalcançável padrão de beleza utilizado na publicidade (apoiado em maquiagem e edições gráficas). Com essa comunicação a empresa conseguiu empatia do público, porém  não atingiu os resultados de venda esperados. Assim a empresa mudou o alvo da campanha para meninas, que desde pequenas sentem a necessidade de atingir o padrão de beleza, fato que pode desencadear diversos problemas psicológicos como depressão e bulimia. Com a nova comunicação a empresa melhorou o desempenho em vendas.
Outro case que retrata a sustentabilidade é o do Shopping Villa Lobos com a campanha “Pai de carona”, que ao invés de realizar o sorteio de carros para os consumidores, sorteou um ano de táxi grátis. A ação fez grande sucesso e além de alavancar as vendas conquistou prêmios. Essa ação não traz grandes benefícios no âmbito da sustentabilidade, mas abordou o assunto de forma criativa, conseguindo chamar a atenção do público.
Um dos principais cases nacionais no tema sustentabilidade é o Ciclo Verde Taeq(que está sendo renomeado como “Novo de novo”) realizado pelo Pão de Açúcar. A ação foi idealizada em 2005 e em dois anos já era realidade,  mais dois anos depois já era considerada um diferencial da marca. O projeto consiste em participar de todo o processo: treinar as cooperativas que fazem reciclagem, conscientizar os consumidores da forma correta de jogar o lixo, coleta e tratamento de resíduos e até incentivos para outras empresas comprarem material das mesmas cooperativas que fizeram a reciclagem.As ações sustentáveis da empresa tem relação direta com Abílio Diniz, que buscou implementar essa visão tanto para os funcionários quanto para o público. O Pão de Açúcar ainda conta com diversos outros projetos de caráter social, como por exemplo o time Audax .
Fica o grande desafio das marcas de conciliar a sustentabilidade e o marketing, conquistando lucros sem causar grandes prejuízo a sociedade.

CSOS 6A
Grupo:
Bruno Gonzalez
Fábio Yokoyama
Marcela Taddei
Priscila Leite

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