Sustentabilidade e Marketing
Não há dúvidas que a sustentabilidade é uma forte tendência
de diferencial para as empresas. Entretanto a viabilidade de projetos
sustentáveis é constantemente debatida, pois muitas vezes os processos de
fabricação “sustentáveis” são mais caros que os processos “tradicionais”. Para
as empresas só é interessante investir em sustentabilidade se isso trouxer bons
resultados. A partir disso surge o grande desafio de conciliar os objetivos de
marketing com os de sustentabilidade.
A Dove lançou a campanha da “real beleza”, onde as modelos
do produto eram mulheres “comuns”, fazendo críticas ao inalcançável padrão de
beleza utilizado na publicidade (apoiado em maquiagem e edições gráficas). Com
essa comunicação a empresa conseguiu empatia do público, porém não atingiu os resultados de venda esperados.
Assim a empresa mudou o alvo da campanha para meninas, que desde pequenas sentem
a necessidade de atingir o padrão de beleza, fato que pode desencadear diversos
problemas psicológicos como depressão e bulimia. Com a nova comunicação a
empresa melhorou o desempenho em vendas.
Outro case que retrata a sustentabilidade é o do Shopping
Villa Lobos com a campanha “Pai de carona”, que ao invés de realizar o sorteio
de carros para os consumidores, sorteou um ano de táxi grátis. A ação fez grande
sucesso e além de alavancar as vendas conquistou prêmios. Essa ação não traz
grandes benefícios no âmbito da sustentabilidade, mas abordou o assunto de
forma criativa, conseguindo chamar a atenção do público.
Um dos principais cases nacionais no tema sustentabilidade
é o Ciclo Verde Taeq(que está sendo renomeado como “Novo de novo”) realizado
pelo Pão de Açúcar. A ação foi idealizada em 2005 e em dois anos já era
realidade, mais dois anos depois já era
considerada um diferencial da marca. O projeto consiste em participar de todo o
processo: treinar as cooperativas que fazem reciclagem, conscientizar os
consumidores da forma correta de jogar o lixo, coleta e tratamento de resíduos
e até incentivos para outras empresas comprarem material das mesmas cooperativas
que fizeram a reciclagem.As ações sustentáveis da empresa tem relação direta
com Abílio Diniz, que buscou implementar essa visão tanto para os funcionários
quanto para o público. O Pão de Açúcar ainda conta com diversos outros projetos
de caráter social, como por exemplo o time Audax .
Fica o grande desafio das marcas de conciliar a
sustentabilidade e o marketing, conquistando lucros sem causar grandes prejuízo
a sociedade.
CSOS 6A
Grupo:
Bruno Gonzalez
Fábio Yokoyama
Marcela Taddei
Priscila Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário