As lições de branding da Coca-Cola
Qual a fórmula secreta da
gigantesca Coca-Cola? Muitas pessoas contariam a história de que dois
funcionários controlam o acesso da tal fórmula no QG da marca em Atlanta. Mas segundo
Rafael, Marketing Manager da empresa, de fato esta é uma história com vários
capítulos onde uma simples equação é coadjuvante deste sucesso internacional a
127 anos.
A Coca-Cola é uma empresa
que pode se gabar em dizer que 99,9% da população mundial a conhece. Com
consumidores de leste a oeste e em todas as classes sociais, ela tem o produto
tido como um dos mais democráticos do mundo, sendo uma marca icônico para
diferentes gerações. Prova disso é sua constante presença no ranking anual da
Interbrands como a marca mais valiosa do mundo.
Contudo, sua liderança a
tanto tempo no mercado não se deve a estratégias com foco na inovação.
Diferentemente de empresas como a Apple, cujos produtos são símbolos de
inovação tecnológica, a Coca-Cola esteve sempre mais atenta a evolução no mundo
da comunicação. A empresa sempre trabalhou com o mesmo produto, apenas lançando
durante sua trajetória produtos com a mesma consistência, como a Coca-Cola
Zero.
A história que começou lá
em 1886, com um experimento de um pequeno farmacêutico, manteve sempre o mesmo
foco e enredo, cuja consistência se deve as atitudes que toma em relação as
pessoas que usam o produto Coca-Cola, comunicando algo sobre elas. A empresa é
atenta a personalidade dos consumidores e hábitos de consumo. Não é a toa que
na Coca-Cola Company não só é bebida,
mas é roupa (Coca-Cola Clothing), é calçado ( Coca- Cola Shoes), é veículo
(Rádio Coca-Cola) e até emissora lá no México. Tudo isso para ter todos os
pontos de contato possíveis com o consumidor e fazer parte do seu lifestyle.
Curiosidade:
•
O jeans da
Coca Cola Clothing, é a calça mais vendida no Brasil em comparação a qualquer
outro jeans, quando está presente para ser vendido na loja. Essa marca ainda
tem um problema de distribuição que esta sendo trabalhado.
•
A Coca cola
Shoes já passou as vendas de All Star, nas lojas que vendem a marca.
•
A Rádio Coca
cola, foi lançada a pouco tempo e já esta em quinto lugar nas rádios mais
ouvidas.
Para
ser uma líder de mercado onde quer que atue, a empresa busca entregar valor
através dos seus produtos em vez de ter a venda como objetivo, promovendo um marketing
de propósito. Pensando no futuro da comunicação, já superou a fase de falar
quem ela é ou o que ela representa, para falar qual é seu ponto de vista.
Dispondo das ferramentas do Marketing 3.0, a Coca-Cola já não acredita mais no
futuro da comunicação, pelo menos como estamos acostumados a ver. Olhando acima
do muro, a marca aposta na entrega um propósito, promovendo uma transformação
positiva na sociedade, melhorando o meio, o bem estar social e natural. E para
tornar a vida das pessoas um pouco melhor, o segredo da Coca-Cola para é o
conjunto das suas atitudes.
Talvez
o segredo mais importante que a Coca-Cola detém são as atitudes que ela promove
e que trazem solução, listadas abaixo:
1. Seu produto é o Marketing, não
precisa fazer Comunicação
Seu
produto deve ser relevante e tornar a vida das pessoas melhores. Um exemplo foi
o lançamento do suco "Laranja Caseira", que pela primeira vez trouxe
um suco encaixado com gomos naturais da fruta, remetendo ao suco caseiro e
saudável que as mães tomavam quando crianças.
2. Provocar
(re)conexões
Menos
propaganda, mais histórias. A Coca tem feito um trabalho de reaproximar as
pessoas, passando um valor positivo. Um case de sucesso da marca foi a
transformação do Natal em um momento mágico e lúdico por meio da figura do
Papai Noel, que percorria cidades em caravanas de caminhões iluminados, levando
a inocência do Natal para as crianças. Assim, essas caravanas representavam a
esperança e o positivismo tomando conta da população.
3. Promover
sempre uma transformação
A
Coca-Cola realiza uma espécie de marketing em que as pessoas se engajam a fim
de provocar uma transformação de benefício mútuo. Com um forte programa
educacional denominado Coletivo, a Coca
e outras empresas parceiras geram educação e melhoram a qualidade de vida
daqueles que vivem em comunidades, sendo muitas vezes o primeiro emprego de
jovens carentes.
4. Trazer um
ponto de vista relevante sobre as necessidades e tensões humanas para o
ambiente da marca
Esta
atitude tem mais a ver com consistência do que com inovação. Por ser uma marca
democrática, a Coca-Cola sempre quebrou barreiras, se posicionando como uma
empresa arrojada para a época. Isto era notável em diferentes campanhas ao
longo do último século, como a peça publicitária com jovens brancos e negros
dividindo um momento feliz com uma Coca ou a mais recente campanha dos
"Bons são a maioria", mostrando para as pessoas que existem rações
para acreditar.
5. Criar um
banco de imagens positivas com a marca através das atitudes desconcertastes e
felizes
A Coca-Cola tem a meta de
unir as pessoas por meio de ações contagiastes. Com as histórias que ela conta
os consumidores podem continuar compartilhando da sua. Exemplo bem sucedido
foram as latinhas com nomes de pessoas, que logo foram compartilhadas pelas
pessoas como uma lembrança para alguém querido. Neste caso as pessoas compravam
o branding da marca e não o produto, pois com esta campanha não foi preciso
esforços de comunicação, já que as próprias pessoas se apropriavam daquelas histórias.
Assim, podemos concluir
que a fórmula secreta da Coca-Cola não está nos cofres de Atlanta, mas nas
atitudes diferentes e provocativas, onde um momento de felicidade é pequeno,
porém muito relevante. O marketing da empresa visa uma atitude de um ponto de
vista claro, ajudando o mundo a ser melhor e consequentemente ser uma marca
mais forte e vender cada vez mais. Abra
a felicidade!
por Thássio Marcelo / Laura Muniz / Nicole Fischer / Guilherme Zuccolotto - Grupo 7
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