segunda-feira, 15 de abril de 2013

Grupo Pão de Açúcar

O grupo Pão de Açúcar é o maior grupo de varejo do Brasil e é divido em cinco negócios. Eletro, que é composto pelas empresas Casas Bahia e Ponto Frio. E-commerce, Mall e Propeties, composto por negócios imobiliários, e negócio varejo, composto pelas empresas Pão de Açúcar e Extra. É neste último negócio que o grupo possui suas marcas próprias. Taeq, Qualitá, Casino e Club dês Sommerliers. 

Acreditando na mudança das gerações que estão por vir, a discussão levantada foi sobre sustentabilidade. Inicialmente, a proposta do marketing é obter respostas rápidas, que geram lucros através de pouca verba, ou seja, com custo baixo. Em outra direção, tem-se o conceito de sustentabilidade, que consiste em não olhar só para si, mas, através de construções mais lentas, conseguir atingir objetivos em um maior prazo. Sendo assim, levanta-se o questionamento sobre o marketing conseguir caminhar lado a lado com a sustentabilidade.

E é alinhado a isso que o grupo Pão de Açúcar possui sua marca Taeq. Criada em 2006, o portfólio é composto de produtos saudáveis, e seu processo de produção é voltado para a sustentabilidade.

A Taeq possui o “Ciclo Verde Taeq”, que como já dito anteriormente, tenta se basear na caminhada conjunta do marketing e da sustentabilidade. Muitos questionam se isso é mesmo possível, e a resposta é aberta. Segundo o palestrante André, responsável pelo desenvolvimento de marcas do Grupo, a resposta desta pergunta depende de seu embasamento, das oportunidades e possibilidades do momento. 

O Marketing pode ser definido com lucros, vendas, despesas controladas, respostas rápidas e foco único. Já a Sustentabilidade se define por sociedade, custos envolvidos, verbas reduzidas, valor para uma pequena parte da população. Através deste ponto de vista, podemos praticamente afirmar que entre o marketing e a sustentabilidade existe apenas uma inimizade. 

Porém se abordarmos o marketing pelo lado da diferenciação, da imagem da marca, de seu valor, e de resultados a médio e longo prazo, e a sustentabilidade por um meio de construir valor, de trazer o diferencial os dois caminham totalmente lado a lado e fazendo o outro ser possível e alcançado. 

Fora isso, outro questionamento comum é sobre a tendência, o popular modismo. Isso é verdade? A sustentabilidade não passa de uma moda estabelecida para a classe média alta e classe alta da sociedade brasileira? Por partes respondemos que sim, é uma tendência, mas não com essa essência de modismo, e sim pela justificativa de que é inegável o fato de que estamos destruindo o mundo, e obviamente nossa geração quer procriar, e nossos herdeiros viverão em um mundo muito pior se não mudarmos nossos hábitos. A tendência está na necessidade de pararmos de viver, produzir e consumir do modo que fazemos hoje em dia. 

Portanto, para a sustentabilidade existir é preciso apenas traçar uma estratégia dentro do marketing de sua empresa, e alcança-lá. Além disso, engajar seus membros, pois se a empresa toda não visar esta meta não adiantará nada. E se continuarmos vivendo, produzindo e consumindo com os hábitos de hoje, estaremos destruindo e tornando a situação cada vez mais difícil de ser revertida. Assim, as empresas e indústrias, que possuem grande poder sobre a sociedade carregam o desafio de mostrar que a sustentabilidade caminha junto com o marketing e com o sucesso, e fazer com que seus consumidores deixem de ver esse "ciclo e produtos verdes" como uma moda e uma forma de se diferenciar diante a sociedade. Deveríamos todos abraçar esta causa por um mundo melhor no futuro. 


Grupo 5:
Camila Cadaval
Carolina Cataldi
Marina Rocco
Stephanie Lojo

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