domingo, 14 de abril de 2013

DATAGRO


Nos dias de hoje, com o aumento da população e consequentemente o aumento do consumo fez com que o ser humano fosse atrás de novas alternativas de produção de energia para suprir toda essa demanda. Além disso, a preocupação constante por energias limpas e renováveis fez com que surgisse um mercado para o estudo dessas novas fontes de energia.
É aí que a DATAGRO,a maior  empresa de consultoria de etanol e açúcar e uma das maiores do mundo, composta por mais de 62 colaboradores e apresentada por Lívia Kosaka, entra na história. “A DATAGRO tem assessorado o governo brasileiro e de outros países em iniciativas relacionadas a planejamento energético (etanol, gasolina e outros biocombustíveis),desregulamentação do setor sucro-alcooleiro e negociações internacionais do comércio de commodities agrícolas.” Além disso, a DATAGRO vem estudando continuamente pelo desenvolvimento de iniciativas na área de biocombustíveis em diferentes partes do mundo.
A empresa também oferece serviços e produtos como informações em tempo real sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no mundo, com o objetivo de criar valor para todos seus stakeholders. É importante ainda mostrar que o Brasil é um dos países que possui um dos maiores potenciais de produção de energia renovável, já que para cada unidade de energia fóssil consumida  durante o processo produtivo são geradas 8.9 unidades de energia renovável na forma de etanol de cana. Ou seja é um produto extremamente competitivo e um grande diferencial do potencial de produção de energia brasileiro e além disso quando comparada com a gasolina, a média de redução de gases emitidos do efeito estufa a cana aparece em1º lugar com 89%, a beterraba com 46% e o milho com 21%.
Devido ao consumo acentuado e a necessidade de energia para a produção necessária para suprir toda essa demanda é demonstrada pela quantidade de petróleo consumida anualmente, que chega ao patamar de 21 bilhões de barris/ano. Essa energia não só serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, mas também para a fabricação de embalagens plásticas, parafina, querosene, diesel e combustível para aviação. Esse número apesar de assustar, é esperado e muitas vezes demonstra o potencial de crescimento econômico do país, já que entre os principais consumidores de petróleo, os EUA aparecem em 1º lugar, seguido de UE, China, Japão, Índia e Rússia.
Mesmo com todas as informações e assuntos relacionados ao impacto negativo que esse combustível fóssil tem no meio ambiente e em nossas vidas, o consumo potencializado das classes emergentes fez com que o volume de barris consumidos no Brasil aumentasse em um volume de 9.3%, número maior que o visto no ano passado. Com uma média de 3.193 milhões de barris por dia em outubro, esse número deve crescer para 5,7 milhões de barris/diários até 2035. O pré-sal será um dos fatores chave para esse crescimento.
Pensando sobre isso, várias empresas passaram a se preocupar muito mais com o meio ambiente e as gerações futuras, e é aí que a Toyota entra na história.


A Toyota começou como uma empresa que produzia teares. Seu fundador, Sakichi Toyota fabricou sua primeira máquina de tear em 1924 e desde o início se preocupava na redução do desperdício material, e o movimento humano desnecessário por intermédio da mecanização.  Essa ideia ainda faz parte dos valores da empresa até os dias atuais; em 1936 a Toyota fabricou o seu primeiro veículo produzido, modelo AA. Naquele mesmo ano, o nome da empresa se mudou para Toyota;

No Brasil , a Toyota possui 3 fábricas: Em São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Sorocaba; 134 concessionárias 3800 funcionários. Além disso, todas as suas fábricas foram construídas sob o conceito Ecofactory e já foi considerada pelo segundo ano consecutivo como a marca mais verde do mundo pela Interbrand.

A Toyota é uma empresa totalmente ligada ao crescimento sustentável da sociedade e do planeta e faz disso a base de seus valores, já que “investe e colabora com diversos projetos de conservação ambiental por meio da Fundação Toyota do Brasil, como o Toyota APA Costa dos Corais, o Projeto Arara Azul, a Hilux Expedição Pantanal e muitos outros.”

Nesse mesmo raciocínio de ajudar a reduzir a quantidade de recursos não-renováveis utilizados e da quantidade de CO2, a Toyota desenvolveu o Prius, primeiro veículo híbrido e líder da categoria,produzido em série no mundo e que recentemente  chegou ao mercado brasileiro. Esses carros híbridos tem como característica a presença de  2 motores um motor de combustão interna (gasolina) e outro elétrico; além de apresentar redução de 50% nas emissões quando comparados aos veículos movidos a gasolina.

De acordo com dados da TOYOTA MOTOR CORPORATION; no final de 2011 a Toyota tinha vendido 3.3 milhões de veículos híbridos em todo o mundo.

Por isso,não é à toa que a Toyota é uma das empresas mais admiradas do mundo, principalmente pela qualidade de seus produtos e respeito ao meio ambiente.





Ônibus a Etanol



 Na busca pelo desenvolvimento do carro ecológico com zero de emissões,a Toyota está bem próxima de atingir seu objetivo final.

Comercial- Armadilha



Grupo:
Fernando Gasparetto
Giulianna Cantovitz
Ligia Lapa
Sala 6F - Grupo 5

Bibliografia

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2013/01/brasil-e-o-sexto-maior-consumidor-de-petroleo-diz-aie.html
http://www.datagro.com.br/secao/119/mercado-de-milho-nos-eua
http://www.datagro.com.br/servicos-e-produtos
http://www.toyota.com.br/sobre_toyota/meio_ambiente/marca_mais_verde.aspx

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