quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sustentabilidade: uma questão de inovação



Sustentabilidade é um dos temas mais discutidos pelo mercado nos dias de hoje, apesar de não ser um assunto exatamente novo. A palestra que nos foi apresentada na última segunda-feira (15) pelo contratado do Grupo Pão de Açúcar, André Chevis Svartman, começou levantando questões que, além de válidas, são essenciais para aqueles que querem se envolver no assunto.

Sustentabilidade não é mais uma tendência, e sim um fato para o mercado e, como tudo que engloba produção em massa e comercialização de produtos, deve ser encarada como, também, uma estratégia para cada empresa, precisando de foco e atenção. Quando se fala sobre Marketing e Sustentabilidade, é possível encontrar duas visões empresariais predominantes.
A primeira pensa as duas como áreas separadas e conflitantes. Sob este ponto de vista, as duas estão sempre competindo por recursos, tanto de ordem financeira, quanto de ordem intelectual. Têm objetivos completamente diferentes, e processos que não podem acontecer de maneira sintonizada. De maneira geral, esta visão aponta o Marketing como uma área que preza o controle de despesas, tem foco em vendas, e precisa de respostas rápidas e mensuráveis. Enquanto a Sustentabilidade representa aumento de despesas, tem foco na imagem empresarial, e é um processo demorado que está em constante construção e portanto demora a dar respostas. Resumidamente, o marketing visa o lucro, e a Sustentabilidade visa o benefício da sociedade. Esta visão se torna cada vez mais retrógrada atualmente.
A segunda pensa as duas como áreas complementares. Sob este ponto de vista, as duas têm base nas mesmas premissas, porém têm focos diferentes. Atuando em conjunto, temos a criação de lucro a médio e longo prazo, concomitante com os benefícios sociais gerados pelo processo. Os impactos positivos trazidos para a imagem de empresas, marcas, e produtos passam a ser um objetivo em comum das duas áreas. A entrega de valor proporcionada pelas práticas sustentáveis é bem vista pelo Marketing, que tem como um de seus objetivos esta entrega. Esta visão se torna cada vez importante para diversas empresas, que transformam a Sustentabilidade em uma parte da estratégia do Marketing para vencer num mercado cada vez mais concorrido.

Foi apresentado durante a palestra o case da marca Taeq, que reforça todos os conceitos de sustentabilidade aqui apresentados. A marca pertence ao Grupo Pão de Açúcar e se enquadra na área de alimentos, produzindo os mais variados produtos que são vendidos nas lojas do grupo (Pão de Açúcar e Extra Supermercados). Desde sua criação, em 2004, a Taeq surgiu para carregar os valores do grupo dentro de seu DNA e, portanto, sustentabilidade foi sempre um dos pontos mais dominantes em sua identidade.
Apesar da embalagem ser sempre um dos motes mais discutidos e levados em consideração na criação de um produto sustentável, a marca se focou no processo de realização do produto como um todo. Sustentabilidade tem que fazer parte de todos os momentos do ciclo pelo qual um produto passa antes de chegar ao seu consumidor final, e portanto, o grupo Pão de Açúcar instituiu o Ciclo Verde no que se refere à produção da marca Taeq.

O Ciclo Verde busca criar uma cadeia sustentável, englobando não só as atividades realizadas pelo Grupo Pão de Açúcar durante a produção como também as suas relações com empresas terceirizadas que possuem um papel igualmente importante na validação da marca. Como consequência deste ciclo, a marca Taeq está sempre buscando novas maneiras de se tornar mais sustentável e, consequentemente, sempre inovando.

Uma vez que o mercado ainda está se acostumando com as novas demandas da sociedade e do planeta, não é possível falar sobre sustentabilidade sem inovação

Grupo 6:
Julia Prais
Lucas Youssef
Matheus Drummond

CSOS6F

Nenhum comentário:

Postar um comentário