Sustentabilidade é um dos temas mais discutidos pelo
mercado nos dias de hoje, apesar de não ser um assunto exatamente novo. A
palestra que nos foi apresentada na última segunda-feira (15) pelo contratado
do Grupo Pão de Açúcar, André Chevis Svartman, começou levantando questões que,
além de válidas, são essenciais para aqueles que querem se envolver no assunto.
Sustentabilidade não é mais uma tendência, e sim um fato para o mercado e,
como tudo que engloba produção em massa e comercialização de produtos, deve ser
encarada como, também, uma estratégia para cada empresa, precisando de foco e
atenção. Quando se fala sobre
Marketing e Sustentabilidade, é possível encontrar duas visões empresariais
predominantes.
A primeira pensa as duas como áreas separadas e conflitantes. Sob este
ponto de vista, as duas estão sempre competindo por recursos, tanto de ordem
financeira, quanto de ordem intelectual. Têm objetivos completamente
diferentes, e processos que não podem acontecer de maneira sintonizada. De
maneira geral, esta visão aponta o Marketing como uma área que preza o controle
de despesas, tem foco em vendas, e precisa de respostas rápidas e mensuráveis. Enquanto
a Sustentabilidade representa aumento de despesas, tem foco na imagem
empresarial, e é um processo demorado que está em constante construção e
portanto demora a dar respostas. Resumidamente, o marketing visa o lucro, e a
Sustentabilidade visa o benefício da sociedade. Esta visão se torna cada vez
mais retrógrada atualmente.
A segunda pensa as duas como áreas complementares. Sob este ponto de
vista, as duas têm base nas mesmas premissas, porém têm focos diferentes. Atuando
em conjunto, temos a criação de lucro a médio e longo prazo, concomitante com
os benefícios sociais gerados pelo processo. Os impactos positivos trazidos
para a imagem de empresas, marcas, e produtos passam a ser um objetivo em comum
das duas áreas. A entrega de valor proporcionada pelas práticas sustentáveis é
bem vista pelo Marketing, que tem como um de seus objetivos esta entrega. Esta visão
se torna cada vez importante para diversas empresas, que transformam a
Sustentabilidade em uma parte da estratégia do Marketing para vencer num
mercado cada vez mais concorrido.
Foi apresentado durante a palestra o case da marca Taeq, que reforça todos
os conceitos de sustentabilidade aqui apresentados. A marca pertence ao Grupo
Pão de Açúcar e se enquadra na área de alimentos, produzindo os mais variados
produtos que são vendidos nas lojas do grupo (Pão de Açúcar e Extra
Supermercados). Desde sua criação, em 2004, a Taeq surgiu para carregar os
valores do grupo dentro de seu DNA e, portanto, sustentabilidade foi sempre um
dos pontos mais dominantes em sua identidade.
Apesar da embalagem ser sempre um dos motes mais discutidos e levados em
consideração na criação de um produto sustentável, a marca se focou no processo
de realização do produto como um todo. Sustentabilidade tem que
fazer parte de todos os momentos do ciclo pelo qual um produto
passa antes de chegar ao seu consumidor final, e portanto, o grupo Pão de
Açúcar instituiu o Ciclo Verde no que se refere à produção da marca Taeq.
O Ciclo Verde busca criar uma cadeia sustentável, englobando não só as
atividades realizadas pelo Grupo Pão de Açúcar durante a produção como também
as suas relações com empresas terceirizadas que possuem um papel igualmente
importante na validação da marca. Como consequência deste
ciclo, a marca Taeq está sempre buscando novas maneiras de se tornar mais
sustentável e, consequentemente, sempre inovando.
Uma vez que o mercado ainda está se acostumando com as novas demandas da
sociedade e do planeta, não é possível falar sobre sustentabilidade sem
inovação
Grupo 6:
Julia Prais
Lucas Youssef
Matheus Drummond
CSOS6F
Julia Prais
Lucas Youssef
Matheus Drummond
CSOS6F
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