A fórmula secreta da Coca-Cola. Foi isso que
Rafael, Marketing Manager da empresa, nos ofereceu para introduzir sua
perspectiva para o futuro do Marketing e Comunicação.
Embora seja verdade que os ingredientes do
refrigerante mais consumido são segredo absoluto, os componentes da marca mais
valiosa do mundo são sabidos: uma comunicação baseada em atitudes relevantes
ligada a uma poderosa cadeia de associações que vão muito além da bebida.
Coca-Cola é um ícone que comunica, e muito. E, de acordo com Rafael, essa é justamente a postura-chave para transitar na
era do Marketing 3.0.
Ele aponta o papel do marketing como o grande
futuro da comunicação. A propaganda como conhecemos deverá ser reinventada para
sobreviver, já que a expectativa do consumidor é que a marca acrescente, e não
meramente interrompa suas escolhas de conteúdo.
De volta ao marketing, o imperativo-tendência
é comunicar com propósito e relevância.
A marca deve impactar positivamente na sociedade, mesmo que de maneira tímida,
para “mudar o mundo em um modelo sustentável de geração de valor mútuo. E, para
isso”, a deve posicionar-se com atitudes:
Pequenos impactos que manifestem a presença da marca e sua tomada
de responsabilidade. Quanto mais soluções trouxer, mais atuará na
reconfiguração de valores e perspectivas.
Promover conexões e retomá-las é providencial para desenvolver e manter associações positivas no imaginário da sociedade.
Por exemplo: há anos a Coca-Cola repaginou o espírito natalino, e a recuperação da inocência
do natal (com valores como esperança, magia e renovação) ainda se mantém forte
na data, sempre trabalhadas em ações estratégicas de comunicação.
Atuações sustentáveis que promovem uma relação
ganha/ganha, além de atenderem a interesses específicos da marca, promovem um
laço muito mais profundo com os beneficiados.
As escolas de varejo montadas em algumas comunidades e a
implantação de luz elétrica em comunidades afastadas são exemplos de atuações
segundo esse modelo praticadas pela Coca-Cola Brasil.
Sob um olhar conclusivo, as atitudes devem traduzir o ponto de
vista da marca sobre o mundo. Refletir seus valores, princípios, prioridades e
opiniões de forma a permearem efetiva e profundamente os receptores da sua
mensagem.
Apenas assim a estratégia de marketing agregará ao conteúdo gerado um
valor que transcenda a relevância do próprio produto, capaz de sobreviver em um
contexto de baixa diferenciação, crescente competitividade e fadiga de
informação.
Ana Luísa Torres | Tiago Zouain - Grupo 7
Ana Luísa Torres | Tiago Zouain - Grupo 7
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