A Mãe Terra
surgiu no ano de 1979 como a primeira empresa de produtos naturais do Brasil.
Antes de ser uma marca com uma variedade muito grande de produtos ela atuava em
nichos e vendia basicamente para consumidores considerados naturebas.
Há cinco anos
a marca foi comprada por Alexandre Borges e sua primeira estratégia como líder
da empresa foi o reposicionamento da marca com o objetivo de democratizar os
produtos orgânicos a atingir o grande público consumidor. A segunda grande
mudança na empresa foi a adaptação dos produtos a fim de torna-los mais práticos
e saborosos para consumo imediato e expandir o portfólio para concorrer com as
grandes marcas do setor de alimentos.
Durante esse processo a marca enfrentou
diversos desafios como, por exemplo, o desenvolvimento de embalagens práticas e
atrativas que tivessem um potencial competitivo nas gôndolas. A embalagem do primeiro macarrão instantâneo orgânico
lançado no Brasil é um exemplo disso, uma vez que ele possui especificidades e
necessita de uma embalagem diferenciada. O novo portfólio da empresa é bastante
amplo e diferenciado. Os produtos da empresa possuem vantagens como, por
exemplo, níveis moderados de sódio, não contém açúcar branco, não possuem
conservantes e são utilizam ingredientes integrais, e orgânicos em sua maioria.
Com os produtos orgânicos da Mãe Terra atingindo o consumidor final e conquistando tanto espaço nas gôndolas quanto share de vendas a empresa chamou atenção das grandes multinacionais, sendo considerada uma ameaça. A partir desse cenário algumas grandes empresas do mercado, abriram ações contra a empresa apontando inconsistências nas informações contidas nas embalagens de produtos da Mãe Terra.
Além do
desafio de comunicação a empresa enfrenta grandes barreiras na distribuição de
seus produtos devido ao domínio das grandes marcas nos varejos. Apesar desse
cenário a Mãe Terra vem conquistando novos espaços pela qualidade dos seus
produtos e pelo valor percebido pelos seus consumidores, o que faz grandes
varejistas como Wallmart concederem espaços privilegiados nas gôndolas para
seus produtos.
Apesar do
desafio de vender o conceito de sustentabilidade a marca vem posicionando seus
produtos como um novo estilo de vida que pode ser considerado prazeroso, leve e
não relacionado a culpa ou a uma obrigação, de maneira que este deve ser o real
conceito de sustentabilidade incorporado pelas empresas e consumidores.
Grupo 04
Gabriela Caldeira
Giovanna Indelicato
Júlia Tomic
Maíra Okamoto
Veridiana Magalhães
6B
Nenhum comentário:
Postar um comentário