segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mãe Terra - Um novo conceito de sustentabilidade


A Mãe Terra surgiu no ano de 1979 como a primeira empresa de produtos naturais do Brasil. Antes de ser uma marca com uma variedade muito grande de produtos ela atuava em nichos e vendia basicamente para consumidores considerados naturebas.

Há cinco anos a marca foi comprada por Alexandre Borges e sua primeira estratégia como líder da empresa foi o reposicionamento da marca com o objetivo de democratizar os produtos orgânicos a atingir o grande público consumidor. A segunda grande mudança na empresa foi a adaptação dos produtos a fim de torna-los mais práticos e saborosos para consumo imediato e expandir o portfólio para concorrer com as grandes marcas do setor de alimentos.

 Durante esse processo a marca enfrentou diversos desafios como, por exemplo, o desenvolvimento de embalagens práticas e atrativas que tivessem um potencial competitivo nas gôndolas.  A embalagem do primeiro macarrão instantâneo orgânico lançado no Brasil é um exemplo disso, uma vez que ele possui especificidades e necessita de uma embalagem diferenciada. O novo portfólio da empresa é bastante amplo e diferenciado. Os produtos da empresa possuem vantagens como, por exemplo, níveis moderados de sódio, não contém açúcar branco, não possuem conservantes e são utilizam ingredientes integrais, e orgânicos em sua maioria.

Com os produtos orgânicos da Mãe Terra atingindo o consumidor final e conquistando tanto espaço nas gôndolas quanto share de vendas a empresa chamou atenção das grandes multinacionais, sendo considerada uma ameaça. A partir desse cenário algumas grandes empresas do mercado, abriram ações contra a empresa apontando inconsistências nas informações contidas nas embalagens de produtos da Mãe Terra.

Além do desafio de comunicação a empresa enfrenta grandes barreiras na distribuição de seus produtos devido ao domínio das grandes marcas nos varejos. Apesar desse cenário a Mãe Terra vem conquistando novos espaços pela qualidade dos seus produtos e pelo valor percebido pelos seus consumidores, o que faz grandes varejistas como Wallmart concederem espaços privilegiados nas gôndolas para seus produtos.

Apesar do desafio de vender o conceito de sustentabilidade a marca vem posicionando seus produtos como um novo estilo de vida que pode ser considerado prazeroso, leve e não relacionado a culpa ou a uma obrigação, de maneira que este deve ser o real conceito de sustentabilidade incorporado pelas empresas e consumidores.

Grupo 04

Gabriela Caldeira
Giovanna Indelicato
Júlia Tomic
Maíra Okamoto
Veridiana Magalhães

6B 

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