Muito se fala de sustentabilidade hoje em dia mas ela é muito mais do que apenas seu âmbito ambiental. O conceito de sustentabilidade se estende a 8 diferentes dimensões que são:
Espiritual - Entender o ser homem e suas interelações.
Ambiental - É fundamental para a vida humana e deve ser tratado com respeito dentro da visão egocentrista.
Social - Visão egocentrista de respeitar a tudo e todos em todos os processos.
Espacial / Territorial - O território deve ser projetado facilitando suas interações e respeitando a natureza.
Econômica - Relações de troca visando o bem-estar coletivo.
Educacional - Fomentar a educação entendendo e respeitando as diferenças, sendo colaborativa e participativa.
Cultural - Respeitando às culturas aprendendo e respeitando as diferenças.
Política - Ações politicas focadas no bem estar coletivo, dentro das organizações
A empresa Agora Sustentabilidade, por sua vez, procura realizar consultorias levando o extenso conceito de sustentabilidade a empresas que estejam interessadas no indispensável tema cotidiano, buscando um mundo efetivamente melhor. Seu plano de ação é analisar, em primeiro plano, a dinâmica com funcionários. Logo após os inputs internos + inputs externos, o que irá gerar o plano de estratégico para que depois haja a validação.
Devemos estar atentos ao principal perigo provindo das empresas, o greenwashing, que indica que nem tudo é o que parece ser mesmo. Devemos estar atentos pois, em um mundo onde ser "amigo do meio ambiente" vende, empresas divulgam dados falsos ou incoerentes dizendo ser sustentável quando realmente não são e é exatamente isso que o greenwashing é: propaganda enganosa em relação a ser sustentável.
As empresas devem tomar cada vez mais cuidado na hora de falar de sustentabilidade. ainda mais que, após regulamentar as propagandas enganosas há muitos anos, o Conar resolveu se mobilizar de forma mais clara em relação ao Greenwashing ano e divulgou uma série de medidas que entrarão em vigor que classificarão o que é “eco-enganoso” e o que não é. As regras são claras:
1 – Concretude: a publicidade deve ser real e condizente com a postura real da empresa e se ocorrer uma promessa futura isso deverá estar claro que é uma expectativa.
2 – Veracidade: tudo o que for veiculado deve ser verdadeiro e real, com a possibilidade de verificação e comprovação. As informações devem ser detalhadas e de fácil acesso através de fontes materiais, sites, SAC, etc.
3 – Exatidão e Clareza: As informações veiculadas deverão ser exatas e precisas, expressas de forma clara e em linguagem compreensível, não ensejando falsas conclusões.
4 – Comprovação e Fontes: Os responsáveis pelo anúncio devem citar os dados e as fontes externas de onde vieram as informações socioambientais comunicadas.
5 – Pertinência: As informações devem ter uma relação lógica com a área de atuação das empresas, ou com suas marcas, produtos e serviços, em seu setor de negócios e mercado.
6 – Relevância: Os benefícios socioambientais deverão ser significativos em termos de impacto global que as empresas, suas marcas, produtos e serviços exercem sobre a sociedade e o meio ambiente – em todo seu processo e ciclo, desde a produção e a comercialização, até o uso e descarte.
7 – Absoluto: as ações de responsabilidade socioambiental não serão mais comunicadas como evidência suficiente da sustentabilidade geral da empresa, suas marcas, produtos e serviços.
8 – Marketing relacionado as causas: A publicidade deverá explicitar claramente a casa e entidade oficial ou do terceiro setor envolvido na parceira com as empresas, marcas, produtos e serviços. O anúncio não poderá aludir a causas, movimento, indicadores de desempenho nem se apropriar de prestígio e credibilidade de instituição a menos que o faça de maneira autorizada.
Devemos estar cada vez mais atentos pois não só na dimensão do meio ambiente existem "lobos em pele de cordeiro" assim como o conceito de ser sustentável. Podemos ficar confusos em um mundo infestado de greenwashing ou até mesmo não saber como ser sustentável porém existe um caminho a ser seguido que é Ecocentrismo, contrário ao egocentrismo. Devemos compreender que o homem tem o mesmo valor que outras coisas ao seu redor.
Ao final da palestra, compreendemos que sustentabilidade é algo que pode ser aplicado em tudo e que faça o bem pensando em tudo ao seu redor pois todos e tudo tem seu devido valor. Devemos assim, desenvolver um olhar holístico sobre a sustentabilidade e também sobre o greenwashing.
Bibliografia:
http://www.bodocongo.com/2011/06/conar-e-propaganda-enganosa.html
http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Conar-define-normas-para-combater-greenwashing-na-propaganda-
http://redegeoambiental.blogspot.com.br/2011/10/sustentabilidade-conar-cria-regras-para.html
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,conar-restringe-propaganda-enganosa-de-empresa-verde,729318,0.htm
Grupo: 6A
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Rafael Rautha
Renato Zerlotti
Victoria Chioccarello
Victoria Chioccarello
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