O Google surgiu com a insatisfação que tinham os seus
criadores com a forma que havia de encontrar informações na internet, então
criaram um algoritmo que facilitou não só a eles, mas sim o mundo todo a
conseguirem ter mais sucesso e relevância com as busca. Desde então, sua missão
é a de organizar toda a informação do mundo e torná-la acessível e útil para
todos (não só da busca, mas de todos os produtos que a empresa oferece) baseando
sempre seu modelo negocio totalmente em inovação e cultura, o que é fundamental
para a empresa continuar saudável.
Do quarto de sua casa, depois para uma simples garagem nos
EUA, hoje o Google é considerada uma das empresas mais globalizadas que
existem, sendo 2a marca mais valiosa do mundo hoje. Isso faz com que
agregue muito valor a empresa, e também ajuda a trazer ótimos profissionais para
qualquer área que seja (não é a toa que hoje o Google é a empresa do sonho dos
jovens, e também dos executivos).
Além de eles nos ajudarem com a mais refinada ferramenta de
busca, há também uma grande preocupação com suas responsabilidades e atos
sociais, como os estudos e a utilização de fontes energéticas renováveis,
incentivo de atividades criativas para as mais diversas faixas etárias, o Self-Powered Commutin, onde os Googlers
(empregados) que vão ao trabalho por um meio em que são o próprio motor
(bicicleta, skate, etc) acumulam pontos que são trocados por doações para
caridade, o GoogleServe, onde em uma
certa data os googlers são incentivados a desenvolver atividades
pré-estabelecidas voltadas ao beneficio sócio ambiental (seja ela feita de
qualquer maneira, como por exemplo pintando paredes, juntando lixo, ou dando
aulas), entre muitas outras praticas de incentivo.
Mas mesmo ajudando os internautas a acharam a informação
mais relevante para eles, e fazendo algumas ações sociais, como que o Google
ganha o seu dinheiro? A resposta está nos seus famosos AdWords, um sistema que
consiste no modelo de Custo por Clique, ou seja, toda vez que uma pessoa
pesquisar alguma marca no Google, e depois clicar num dos links que apareceu no
resultado, essa marca escolhida irá pagar uma certa quantia ao Google. E para
essa marca aparecer numa boa colocação na hora da pesquisa, usa-se um sistema
de Leilão, que também é multiplicado pela Taxa de Qualidade dos sites, onde é
levado em consideração o número de cliques deles, a relevância de como anúncio
se relaciona com a palavra-chave buscada, e também o índice de qualidade da
página de destino, onde a página precisa ter relevância, conteúdo original e
ser facilmente navegável. Dessa maneira o Google consegue gerar a sua receita
na casa dos US$ 50 bilhões.
Também existem seus outros produtos como o GooglePlus, uma
espinha social onde unifica-se todos os produtos do Google (como o Hangout,
Youtube, Gmail, entre outros), fazendo com que o usuário possa interagir de
forma sociável em qualquer ambiente, tanto no Google, como no youtube ou no
site dos próprios anunciantes.
Dessa forma, sempre de maneira inovadora, o Google consegue
continuar fazer o que eles sempre buscaram fazer, que é facilitar a forma de
obter informações de todos os usuários, da maneira mais útil e simples
possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário