terça-feira, 30 de abril de 2013


Uma visão Coca-Cola do Marketing

Coca-Cola. Oito letras que representam muito mais que uma simples bebida. Quando as pessoas pensam em Coca-Cola, também pensam em alegria, família e simplicidade. Esse nome não é mais apenas uma marca, mas sim um símbolo.
O segredo da proporção de grandeza da Coca Cola está na sua consistência durante os anos e sua visão do negócio.
A marca tem uma visao diferente de como fazer o Marketing.
Primeiramente, para eles, o lucro não é o objetivo principal da empresa, mas sim, apenas uma forma de fazer as mudanças necessárias para a sociedade.
Eles acreditam que o importante é entregar valor através dos produtos. Ao invés de pensar em “como fazer meu produto vender mais?” , eles pensam em “o que eu estou fazendo para tornar a sociedade mais feliz?”
Então, eles tentam sempre reverter o vácuo de valor que a sociedade se encontra hoje. E a partir dessa premissa, vieram os marcos históricos da empresa, que serão listados abaixo.

O NATAL

O natal thavia virado uma data voltada para troca de presentes, algo apenas comercial. Então, a Coca-Cola sentiu a necessidade de retomar o valor da união da família nessa tão importante data.
Assim, o Papai-Noel foi redesenhado, e participou de propagandas que mostravam a união da família no natal, compartilhando uma Coca-Cola.
Com isso, o Papai-Noel se tornou um símbolo natalino, significando que, nesta data, o importante não são os presentes, mas sim estar junto das pessoas que gosta.



O COCA COLA COLETIVO

Programa onde a ideia era capacitar, a partir de cursos de varejo, pessoas de comunidades com dificuldade de acesso da equipe de vendas de Coca-Cola, e então emprega-las para elas mesmo fazerem uma distribuição dos produtos da empresa.



ATITUDES PARA INCOMODAR AS PESSOAS

Na década 20, a sociedade era machista e conservadora. Com isso, a Coca-Cola sentiu a necessidade de abrir a mente das pessoas e fez um anúncio no qual um homem e uma mulher em trajes de banho tomam uma Coca.



Na década 60, a sociedade era racista. Então, a Coca-Cola fez um outdoor no qual negros e brancos estão tomando uma Coca juntos depois do trabalho

Na GUERRA FRIA, onde o mundo estava dividido em uma guerra ideológica entre Capitalismo e Socialismo, a empresa lançou uma campanha, a qual dizia: “Eu queria que o mundo todo dividisse uma Coca-Cola”

Na década 80, o  número de divórcios começaram a aumentar muito. A partir disso, a empresa teve a ideia de criar um Urso Polar para representar a união familiar. Uma vez que quando um urso macho se junta com uma ursa fêmea, eles nunca mais se separam. Além disso, são desengonçados, e passam a ideia de diversão, mesmo possuindo diferenças e problemas.


Por fim, nos dias de hoje, há uma onda de preocupação generalizada, transformando o mundo em notícias ruins.
Sabendo disso, a Coca fez uma pesquisa para identificar se acontecem mais coisas ruins do que coisas boas no mundo e divulgou a Campanha “Os bons são maioria”, com o objetivo de trazer um ponto de vista diferente e positivo.






6A
André Atassio
Bárbara Penhalves
Brunna Miguez
Lucas Peres
Marina Soares

segunda-feira, 29 de abril de 2013


As lições de branding da Coca-Cola
 
            Qual a fórmula secreta da gigantesca Coca-Cola? Muitas pessoas contariam a história de que dois funcionários controlam o acesso da tal fórmula no QG da marca em Atlanta. Mas segundo Rafael, Marketing Manager da empresa, de fato esta é uma história com vários capítulos onde uma simples equação é coadjuvante deste sucesso internacional a 127 anos.

            A Coca-Cola é uma empresa que pode se gabar em dizer que 99,9% da população mundial a conhece. Com consumidores de leste a oeste e em todas as classes sociais, ela tem o produto tido como um dos mais democráticos do mundo, sendo uma marca icônico para diferentes gerações. Prova disso é sua constante presença no ranking anual da Interbrands como a marca mais valiosa do mundo.


            Contudo, sua liderança a tanto tempo no mercado não se deve a estratégias com foco na inovação. Diferentemente de empresas como a Apple, cujos produtos são símbolos de inovação tecnológica, a Coca-Cola esteve sempre mais atenta a evolução no mundo da comunicação. A empresa sempre trabalhou com o mesmo produto, apenas lançando durante sua trajetória produtos com a mesma consistência, como a Coca-Cola Zero.

            A história que começou lá em 1886, com um experimento de um pequeno farmacêutico, manteve sempre o mesmo foco e enredo, cuja consistência se deve as atitudes que toma em relação as pessoas que usam o produto Coca-Cola, comunicando algo sobre elas. A empresa é atenta a personalidade dos consumidores e hábitos de consumo. Não é a toa que na Coca-Cola Company  não só é bebida, mas é roupa (Coca-Cola Clothing), é calçado ( Coca- Cola Shoes), é veículo (Rádio Coca-Cola) e até emissora lá no México. Tudo isso para ter todos os pontos de contato possíveis com o consumidor e fazer parte do seu lifestyle.

Curiosidade:

      O jeans da Coca Cola Clothing, é a calça mais vendida no Brasil em comparação a qualquer outro jeans, quando está presente para ser vendido na loja. Essa marca ainda tem um problema de distribuição que esta sendo trabalhado.
      A Coca cola Shoes já passou as vendas de All Star, nas lojas que vendem a marca.
      A Rádio Coca cola, foi lançada a pouco tempo e já esta em quinto lugar nas rádios mais ouvidas.


            Para ser uma líder de mercado onde quer que atue, a empresa busca entregar valor através dos seus produtos em vez de ter a venda como objetivo, promovendo um marketing de propósito. Pensando no futuro da comunicação, já superou a fase de falar quem ela é ou o que ela representa, para falar qual é seu ponto de vista. Dispondo das ferramentas do Marketing 3.0, a Coca-Cola já não acredita mais no futuro da comunicação, pelo menos como estamos acostumados a ver. Olhando acima do muro, a marca aposta na entrega um propósito, promovendo uma transformação positiva na sociedade, melhorando o meio, o bem estar social e natural. E para tornar a vida das pessoas um pouco melhor, o segredo da Coca-Cola para é o conjunto das suas atitudes.

            Talvez o segredo mais importante que a Coca-Cola detém são as atitudes que ela promove e que trazem solução, listadas abaixo:

1. Seu produto é o Marketing, não precisa fazer Comunicação

            Seu produto deve ser relevante e tornar a vida das pessoas melhores. Um exemplo foi o lançamento do suco "Laranja Caseira", que pela primeira vez trouxe um suco encaixado com gomos naturais da fruta, remetendo ao suco caseiro e saudável que as mães tomavam quando crianças.


2. Provocar (re)conexões

            Menos propaganda, mais histórias. A Coca tem feito um trabalho de reaproximar as pessoas, passando um valor positivo. Um case de sucesso da marca foi a transformação do Natal em um momento mágico e lúdico por meio da figura do Papai Noel, que percorria cidades em caravanas de caminhões iluminados, levando a inocência do Natal para as crianças. Assim, essas caravanas representavam a esperança e o positivismo tomando conta da população.


3. Promover sempre uma transformação

            A Coca-Cola realiza uma espécie de marketing em que as pessoas se engajam a fim de provocar uma transformação de benefício mútuo. Com um forte programa educacional  denominado Coletivo, a Coca e outras empresas parceiras geram educação e melhoram a qualidade de vida daqueles que vivem em comunidades, sendo muitas vezes o primeiro emprego de jovens carentes.


4. Trazer um ponto de vista relevante sobre as necessidades e tensões humanas para o ambiente da marca

            Esta atitude tem mais a ver com consistência do que com inovação. Por ser uma marca democrática, a Coca-Cola sempre quebrou barreiras, se posicionando como uma empresa arrojada para a época. Isto era notável em diferentes campanhas ao longo do último século, como a peça publicitária com jovens brancos e negros dividindo um momento feliz com uma Coca ou a mais recente campanha dos "Bons são a maioria", mostrando para as pessoas que existem rações para acreditar.


5. Criar um banco de imagens positivas com a marca através das atitudes desconcertastes e felizes

            A Coca-Cola tem a meta de unir as pessoas por meio de ações contagiastes. Com as histórias que ela conta os consumidores podem continuar compartilhando da sua. Exemplo bem sucedido foram as latinhas com nomes de pessoas, que logo foram compartilhadas pelas pessoas como uma lembrança para alguém querido. Neste caso as pessoas compravam o branding da marca e não o produto, pois com esta campanha não foi preciso esforços de comunicação, já que as próprias pessoas se apropriavam daquelas histórias.


            Assim, podemos concluir que a fórmula secreta da Coca-Cola não está nos cofres de Atlanta, mas nas atitudes diferentes e provocativas, onde um momento de felicidade é pequeno, porém muito relevante. O marketing da empresa visa uma atitude de um ponto de vista claro, ajudando o mundo a ser melhor e consequentemente ser uma marca mais forte e vender cada vez mais. Abra a felicidade!

por Thássio Marcelo / Laura Muniz / Nicole Fischer / Guilherme Zuccolotto - Grupo 7

A Fórmula da Coca-Cola








A fórmula secreta da Coca-Cola. Foi isso que Rafael, Marketing Manager da empresa, nos ofereceu para introduzir sua perspectiva para o futuro do Marketing e Comunicação.

Embora seja verdade que os ingredientes do refrigerante mais consumido são segredo absoluto, os componentes da marca mais valiosa do mundo são sabidos: uma comunicação baseada em atitudes relevantes ligada a uma poderosa cadeia de associações que vão muito além da bebida.

Coca-Cola é um ícone que comunica, e muito. E, de acordo com Rafael, essa é justamente a postura-chave para transitar na era do Marketing 3.0.

Ele aponta o papel do marketing como o grande futuro da comunicação. A propaganda como conhecemos deverá ser reinventada para sobreviver, já que a expectativa do consumidor é que a marca acrescente, e não meramente interrompa suas escolhas de conteúdo.

De volta ao marketing, o imperativo-tendência é comunicar com propósito e relevância. A marca deve impactar positivamente na sociedade, mesmo que de maneira tímida, para “mudar o mundo em um modelo sustentável de geração de valor mútuo. E, para isso”, a deve posicionar-se com atitudes:



Pequenos impactos que manifestem a presença da marca e sua tomada de responsabilidade. Quanto mais soluções trouxer, mais atuará na reconfiguração de valores e perspectivas.



       Promover conexões e retomá-las é providencial para desenvolver e manter associações positivas no imaginário da sociedade. 

Por exemplo: há anos a Coca-Cola repaginou o espírito natalino, e a recuperação da inocência do natal (com valores como esperança, magia e renovação) ainda se mantém forte na data, sempre trabalhadas em ações estratégicas de comunicação.



Atuações sustentáveis que promovem uma relação ganha/ganha, além de atenderem a interesses específicos da marca, promovem um laço muito mais profundo com os beneficiados.

As escolas de varejo montadas em algumas comunidades e a implantação de luz elétrica em comunidades afastadas são exemplos de atuações segundo esse modelo praticadas pela Coca-Cola Brasil.




Sob um olhar conclusivo, as atitudes devem traduzir o ponto de vista da marca sobre o mundo. Refletir seus valores, princípios, prioridades e opiniões de forma a permearem efetiva e profundamente os receptores da sua mensagem. 

Apenas assim a estratégia de marketing agregará ao conteúdo gerado um valor que transcenda a relevância do próprio produto, capaz de sobreviver em um contexto de baixa diferenciação, crescente competitividade e fadiga de informação.

Ana Luísa Torres | Tiago Zouain - Grupo 7