segunda-feira, 22 de abril de 2013


                                                              
            O portal “Agora Sustentabilidade“ foi criado pela pelo administrador de empresas Rafael Art, que depois de participar de vários projetos voltados para a socio-educacao e trabalhar nas pesquisas sobre cronologia mundial ambiental no Brasil em parceria com o instituto Hosei para sustentabiliade Pesquisa e Educação - Japão, decidiu criar ser dono do seu próprio site sobre sustentabilidade. Alem de diretor-fundador do portal, o palestrante é colunista do portal Conexão cultural e membro da ABRAPS(Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade).
            O site não foca somente nas questões ecológicas mas também em problemas sociais, políticos e econômicos. Todo post tem objetivo de alertar e denunciar os problemas que atingem tanto a população local quanto global.  

A sustentabilidade se da pela convergência de três pilares principais: Ecológico, Social e Econômico. Porém o ecológico aparece com mais frequência do que os outros, tornando-se o principal alvo de críticas e discussões em torno do tema. Isso da aval para que empresas que olham apenas o lado ecológico se auto-intitulem sustentáveis quando, na verdade, a responsabilidade econômica e social é negligenciada, prejudicando o equilíbrio necessário entre os três pilares para que elas de fato sejam.

                 


Contudo, segundo Rafael Art, hoje a sustentabilidade baseia-se em oito pontos, diferentemente dos três acima citados, que compõe o modelo clássico de sustentabilidade. São eles:

                                     

Infelizmente o conceito de sustentabilidade deu origem a outro não tão simpático. Greenwashing. Se trata de criar campanhas e estratégias de marketing para convencer pessoas de que a empresa atua de forma sustentável, seja para aumentar receitas ou ganhar apoio.
            Vamos falar da BP (British Petroleum) para exemplificar o conceito de Greenwashing. Em 2010, investiu 93% do capital em petróleo e gases, e só 4,20% em energias alternativas, renováveis. Em compensação, é a empresa que mais gasta com publicidade para passar a imagem de empresa “verde”.
            Muito mais do que um diferencial no produto, a ideia de sustentabilidade veio para ficar. É evidente de que estamos passando por um momento crítico socialmente, na qual a natureza começa a cobrar o preço por tantos anos de explorações vorazes. Cabe a nós, seres humanos, antes topo da pirâmide nos colocarmos no local devido, como membro de um ciclo muito maior, que necessita continuar girando, para que todos nós tenhamos uma chance no futuro.

            Atualmente, há uma inversão de valores na visão da relação do ser humano para com a natureza. Antes a visão baseava-se em uma pirâmide na qual o ser humano encontrava-se no topo, sendo “sustentado“ por toda natureza. Essa visão denomina-se como EGO.
            Hoje tem se a percepção de que o meio social funciona como um ciclo, na qual o ser humano é apenas mais um integrante desse sistema. Nele podemos observar toda a natureza, se relacionando de forma igual. Essa visão denomina-se ECO.




Um comentário:

  1. Grupo 6:
    André Britto
    Fábio Azem
    Murilo Oliveira
    Rafael Quintal
    Rafael Rabinovitsch
    Rodrigo Joseph
    Thor Megiolaro

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