segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Fórmula da Coca-Cola








A fórmula secreta da Coca-Cola. Foi isso que Rafael, Marketing Manager da empresa, nos ofereceu para introduzir sua perspectiva para o futuro do Marketing e Comunicação.

Embora seja verdade que os ingredientes do refrigerante mais consumido são segredo absoluto, os componentes da marca mais valiosa do mundo são sabidos: uma comunicação baseada em atitudes relevantes ligada a uma poderosa cadeia de associações que vão muito além da bebida.

Coca-Cola é um ícone que comunica, e muito. E, de acordo com Rafael, essa é justamente a postura-chave para transitar na era do Marketing 3.0.

Ele aponta o papel do marketing como o grande futuro da comunicação. A propaganda como conhecemos deverá ser reinventada para sobreviver, já que a expectativa do consumidor é que a marca acrescente, e não meramente interrompa suas escolhas de conteúdo.

De volta ao marketing, o imperativo-tendência é comunicar com propósito e relevância. A marca deve impactar positivamente na sociedade, mesmo que de maneira tímida, para “mudar o mundo em um modelo sustentável de geração de valor mútuo. E, para isso”, a deve posicionar-se com atitudes:



Pequenos impactos que manifestem a presença da marca e sua tomada de responsabilidade. Quanto mais soluções trouxer, mais atuará na reconfiguração de valores e perspectivas.



       Promover conexões e retomá-las é providencial para desenvolver e manter associações positivas no imaginário da sociedade. 

Por exemplo: há anos a Coca-Cola repaginou o espírito natalino, e a recuperação da inocência do natal (com valores como esperança, magia e renovação) ainda se mantém forte na data, sempre trabalhadas em ações estratégicas de comunicação.



Atuações sustentáveis que promovem uma relação ganha/ganha, além de atenderem a interesses específicos da marca, promovem um laço muito mais profundo com os beneficiados.

As escolas de varejo montadas em algumas comunidades e a implantação de luz elétrica em comunidades afastadas são exemplos de atuações segundo esse modelo praticadas pela Coca-Cola Brasil.




Sob um olhar conclusivo, as atitudes devem traduzir o ponto de vista da marca sobre o mundo. Refletir seus valores, princípios, prioridades e opiniões de forma a permearem efetiva e profundamente os receptores da sua mensagem. 

Apenas assim a estratégia de marketing agregará ao conteúdo gerado um valor que transcenda a relevância do próprio produto, capaz de sobreviver em um contexto de baixa diferenciação, crescente competitividade e fadiga de informação.

Ana Luísa Torres | Tiago Zouain - Grupo 7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário