terça-feira, 30 de abril de 2013


Uma visão Coca-Cola do Marketing

Coca-Cola. Oito letras que representam muito mais que uma simples bebida. Quando as pessoas pensam em Coca-Cola, também pensam em alegria, família e simplicidade. Esse nome não é mais apenas uma marca, mas sim um símbolo.
O segredo da proporção de grandeza da Coca Cola está na sua consistência durante os anos e sua visão do negócio.
A marca tem uma visao diferente de como fazer o Marketing.
Primeiramente, para eles, o lucro não é o objetivo principal da empresa, mas sim, apenas uma forma de fazer as mudanças necessárias para a sociedade.
Eles acreditam que o importante é entregar valor através dos produtos. Ao invés de pensar em “como fazer meu produto vender mais?” , eles pensam em “o que eu estou fazendo para tornar a sociedade mais feliz?”
Então, eles tentam sempre reverter o vácuo de valor que a sociedade se encontra hoje. E a partir dessa premissa, vieram os marcos históricos da empresa, que serão listados abaixo.

O NATAL

O natal thavia virado uma data voltada para troca de presentes, algo apenas comercial. Então, a Coca-Cola sentiu a necessidade de retomar o valor da união da família nessa tão importante data.
Assim, o Papai-Noel foi redesenhado, e participou de propagandas que mostravam a união da família no natal, compartilhando uma Coca-Cola.
Com isso, o Papai-Noel se tornou um símbolo natalino, significando que, nesta data, o importante não são os presentes, mas sim estar junto das pessoas que gosta.



O COCA COLA COLETIVO

Programa onde a ideia era capacitar, a partir de cursos de varejo, pessoas de comunidades com dificuldade de acesso da equipe de vendas de Coca-Cola, e então emprega-las para elas mesmo fazerem uma distribuição dos produtos da empresa.



ATITUDES PARA INCOMODAR AS PESSOAS

Na década 20, a sociedade era machista e conservadora. Com isso, a Coca-Cola sentiu a necessidade de abrir a mente das pessoas e fez um anúncio no qual um homem e uma mulher em trajes de banho tomam uma Coca.



Na década 60, a sociedade era racista. Então, a Coca-Cola fez um outdoor no qual negros e brancos estão tomando uma Coca juntos depois do trabalho

Na GUERRA FRIA, onde o mundo estava dividido em uma guerra ideológica entre Capitalismo e Socialismo, a empresa lançou uma campanha, a qual dizia: “Eu queria que o mundo todo dividisse uma Coca-Cola”

Na década 80, o  número de divórcios começaram a aumentar muito. A partir disso, a empresa teve a ideia de criar um Urso Polar para representar a união familiar. Uma vez que quando um urso macho se junta com uma ursa fêmea, eles nunca mais se separam. Além disso, são desengonçados, e passam a ideia de diversão, mesmo possuindo diferenças e problemas.


Por fim, nos dias de hoje, há uma onda de preocupação generalizada, transformando o mundo em notícias ruins.
Sabendo disso, a Coca fez uma pesquisa para identificar se acontecem mais coisas ruins do que coisas boas no mundo e divulgou a Campanha “Os bons são maioria”, com o objetivo de trazer um ponto de vista diferente e positivo.






6A
André Atassio
Bárbara Penhalves
Brunna Miguez
Lucas Peres
Marina Soares

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