segunda-feira, 6 de maio de 2013

Universo Digital: Marcas agregando valor emocional




Não importa qual seja o meio escolhido para a comunicação, existe uma máxima da publicidade e do marketing que não muda: conheça seus consumidores. Sendo assim, com o Universo Digital, as coisas não podem ser diferentes.
O Brasil atualmente ocupa a terceira posição no ranking de quantidade de usuários ativos na internet, contando 52,5 milhões de pessoas contra os 198 milhões de usuários Americanos e 60 milhões japoneses.



Mesmo não representado nem metade da população brasileira, a internet já é o Segundo meio em faturamento no Brasil, tendo um bolo publicitário digital estimado em 3 milhões de reais. Estes dados só são possíveis por causa do advento da web 2.0, onde qualquer pessoa passa a ser produtora de conteúdo, e não mais só receptora. Isso permite que as pessoas interajam ativamente com as marcas, expressem opiniões, - favoráveis ou não – sobre uma empresa, e que se identifiquem mais ou menos com elas. Com essa produção de informações sobre uma marca sem que ela possa ter qualquer controle sobre o que é dito, as empresas precisaram mudar a forma como atendem e interagem com os clientes e também a forma como criam e estreitam laços com eles.
Os consumidores ganharam mais importância com o passar do tempo e com a voz ativa que possuem  consolidam a ideia de que a cultura de internet é baseada no ser humano. Desta forma as marcas precisam se “humanizar” no universo digital para deixaram de ser conceitos distantes da realidade dos consumidores e passarem a ter vínculos mais próximos com seus clientes.
A Cultura digital possibilita que os consumidores utilizem a internet para compartilhar democraticamente tanto experiências positivas quanto negativas e, sendo a internet um meio com incrível potencial viral, as marcas procuram cada vez mais que as pessoas sejam advogadas da marca. Para aproximar o core da marca dos consumidores, muitas empresas usam o storytelling, deixando o próprio produto que estão vendendo de lado  para passar uma emoção e vender a marca enquanto conceito.
Outra forma de conquistar a lealdade dos consumidores é através de um dos mais poderosos canais de expressão do consumidor: o SAC 2.0 ativo, ferramenta ainda pouco apropriada pelas empresas e que ajudaria muito na sustentação das marcas na internet.
Conquistando os consumidores (o que se tornou um ainda maior desafio devido a facilidade que as marcar menores tem de se propagar devido à internet), as marcas conquistam mídia “earned“, aquela que é espontânea.



O que a maioria das marcas faz hoje é chamar a atenção do seu público de forma isolada. Idealmente as marcas deveriam aproveitar seus picos de audiência e investir em campanhas de sustentação e estar presente em diversas plataformas, sempre adaptando corretamente seu conteúdo para elas. Seja no mobile, nas redes sociais ou na televisão, não basta chamar a atenção uma só vez, é necessário uma constância.


Porém, justamente essas várias plataformas podem ajudar a marca, se usadas corretamente. Os usuários multi-plataformas podem estar em contato com a marca a qualquer momento, o que inclui a possibilidade de poderem fazer compras a qualquer momento. Com essa divisão de atenção, as empresas precisam se certificar de que produzem conteúdo relevante e que estão presentes no dia-a-dia de seus consumidores, agregando valor emocional à marca e estimulando o diálogo.


Grupo 8 - 6A
Gabriela Bravo
Gabrise Fiordelisio
Giles Fernandes
Plinio Rasera
Fernando Carlos Garcia

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