domingo, 26 de maio de 2013

GLOCAL




Qual será o futuro da comunicação e estratégia de uma empresa, em meio a cada vez mais mudanças no panorama tradicional? GLOCAL (pensar global mas agir local) parece ser a resposta para essa pergunta.

Glocal é um novo conceito que une duas palavras muito presentes na vida cotidiana: Global e Local.

Ser glocal é saber lidar com as diferentes culturas, línguas e estar disposto a mudar paradigmas tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.


Ao se trabalhar em uma empresa global é preciso ter em mente que o mundo é diferente, cada país tem sua cultura, religião, língua, assim como cada um possui um perfil e hábitos distintos.

O tempo também é algo que precisa ser considerado, não só em questão de horários a serem cumpridos, mas também estações do ano, por exemplo. 
É preciso ter pelo menos um conhecimento básico sobre o próximo para facilitar o relacionamento e conseguir construir estratégias que melhor atendam ao público em questão.

Quando se trabalha “global” a visão é voltada para o macroambiente, as decisões se tornam mais genéricas e não se é focado em certo grupo. Em contra partida, quando uma empresa possui uma visão “local” os esforços ficam voltados a uma visão micro, onde se é dirigido em algum ponto em específico.

Uma empresa que perece ter entendido e, principalmente, aplicado o conceito de Glocal é a Discovery, que adaptou toda a sua comunicação para seja entendida por todas as culturas. Fazendo, por exemplo, algumas alterações nos programas exibidos pela Discovery Channel, atraindo o telespectador para a programação por estabelecer algum aspecto que seja comum em determinado país.



É possível dizer que hoje o “segredo do sucesso” é ter um pensamento Glocal, para isso é necessário estar aberto ao planejamento e a estratégias; a ideia de global e local precisam andar juntas. Apesar de cada local possuir seus hábitos e costumes, existem aspectos que se aplicam em qualquer cultura, como a valorização da família, busca pela tecnologia, cuidados com a cidade e expectativa de viver em um mundo melhor.

CSOS 6C
Grupo 10
Bruna Vitti
Isabella Barreto

Stephanie Morato

Nenhum comentário:

Postar um comentário