terça-feira, 21 de maio de 2013

Criatividade na TV paga


Carlos Queiróz é o Creative Solutions Manager da Fox Brasil e apresentou em sua palestra um pouco mais sobre o grupo Fox (que conta com os canais Fox, FX, Fox Life, Fox Sports, National Geographic e Bem Simples) assim como o cenário atual da TV paga no Brasil: os desafios e oportunidades encontrados nesse setor.

Os canais pagos, também conhecidos como Pay TV impactam aproximadamente 16,5 milhões de lares e cerca de 53 milhões de pessoas. Esse número não é alto, pois se trata de uma audiência altamente fragmentada, dividindo um público relativamente pequeno entre uma grande gama de canais que disputam fragmentos de audiência. Cerca de 30% desse público é novo e pertence à classe C, o que torna um dos grandes desafios buscar uma forma de atrair esses novos espectadores sem perder os antigos, das classes A e B. 
Carlos também trouxe um pouco do histórico enfrentados ao longo dos anos no setor. Nos anos 90, na sua opinião, a maior dificuldade era criar o conteúdo, nos anos 2000 entender o público: quem era o consumidor desse conteúdo e finalmente atualmente o maior desafio é a entrega do mesmo, a criação de campanhas e estratégias para impactar a audiência. 
Dentro desse universo há a equipe de creative solutions, que busca soluções para atrair mais pessoas e mais investimentos para o canal através de um conteúdo customizado, produção on demand, branded content, social games e concursos tentando criar um engajamento maior com o canal. 
No cenário macro ambiental da Pay TV surgiu uma nova lei criada pela Ancine que determina uma quantidade de horas de conteúdo nacional feito por uma produtora nacional independente com veiculação obrigatória dentro do prime time. A Fox, desde antes do estabelecimento da nova lei já buscava “tropicalizar” sua programação trazendo o “Fox Tropical” que conta com algumas produções tais como “9mm” e “Across de Amazon”, que então já exploravam uma faceta mais nacional na grade.
Na questão do conteúdo brasileiro, latino americano ou global, Carlos acredita que a produção brasileira será fortemente impulsionada pela nova lei, mas que é difícil produzir um conteúdo que comunique com toda a América Latina, devido a questões culturais e pela própria língua.
A palestra abordou pontos interessantes sobre as tendências dentro do setor e projetos internos dentro do grupo Fox. No site
http://www.foxonestop.com/br/creative-solutions há mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela equipe bem como outros formatos interativos.

Grupo 9 CSO6A:
Suzana Maranhão
Matheus Bonafé
Felipe Issas
Pedro Henrique Baltazar

Nenhum comentário:

Postar um comentário