domingo, 17 de março de 2013

Momento “Youniverse”


Momento “Youniverse”

Entre 1880 e 1950 o consumo começou a se popularizar. O mercado criou a necessidade de consumir, aumentando as escalas de produção. De 1950 a 1980 ocorreu a expansão do consumo, onde as empresas começaram a inovar para obter um diferencial entre seus concorrentes e serem escolhidas pelos consumidores. Entre 1980 e 2000 o consumo passa a ser vinculado á identidade do ser humano, elevando sua importância frente à indústria.  Uma vez que a oferta não para de crescer e aparece a oportunidade de escolha do consumidor, a partir dos anos 2000, com o desenvolvimento tecnológico, vão surgindo também novos modelos mentais de compra, caracterizando o empoderamento do consumidor, onde esses ganham espaço, poder e “guiam” a indústria definitivamente.


Atualmente, em meio a todas essas transformações, há um novo tipo de consumidor e um consumo consciente. O momento “Youniverse”, embasado pela pesquisa realizada pelo Ibope, é a consequência dessas novas características do mercado de consumo.  E essas mudanças afetam diretamente as indústrias, que tem como objetivo atual estabelecer um relacionamento com seu consumidor.


Antigamente, a relação entre empresa e consumidor não existia. A empresa tinha contato com o consumidor através de anúncios e propagandas, porém o consumidor não tinha meio de resposta. Com o surgimento do SAC, a via de comunicação passou a ser dupla; o consumidor passou a ter voz de resposta aos produtos que lhe eram oferecidos, sentindo-se mais importante. A partir do surgimento das redes sociais essa estrutura mudou, o que antes era vertical passou a ser horizontal. Com as redes sociais, os consumidores passaram a conversar entre si, muitas vezes sem o consentimento da própria empresa. Os conselhos, dados por pessoas “iguais” a você, se tornaram mais relevantes do que os da própria empresa, e a decisão de compra passou a ser definida pela busca de informação, seja pela internet, por experiências anteriores ou pela comunicação boca a boca. Assim, as empresas passaram a investir no envolvimento com seu cliente, pois a partir de uma boa experiência, bons comentários serão passados adiante. 

Uma das grandes transformações que comprovam a força do consumidor atual é no seu atual momento de compra. No passado, o consumidor recebia o estímulo, comprava o produto e através da experiência avaliava a sua mercadoria, e assim comprava de novo ou não. No presente, o consumidor recebe o estímulo, mas passa pelo momento zero, a busca por informação – que pode vir de diversas fontes - até se convencer e encontrar um fator determinante para efetuar a compra. Logo passa pela experiência do produto, e por fim, o compartilhamento de sua satisfação, ou até mesmo o inverso, o que se torna um embasamento para o novo momento da informação.

Este empoderamento do consumidor, seu poder de escolha e seu espaço para críticas, o fortalecem e o transformam cada vez mais. O novo consumidor é muito mais seletivo e exigente, pois por ter fácil acesso a informação, acredita “saber tudo”, assim busca pelos seus direitos e pelo produto de qualidade. Surge, então, o consumo consciente, no qual o consumidor está disposto a pagar mais se o produto é melhor, e se o produto é sustentável, não afetando o meio ambiente. Outra característica dessa geração digital é a busca pela exclusividade, pelo diferente. As pessoas cada vez mais buscam a personalização do relacionamento com suas marcas de consumo, pois valorizam a sua própria opinião sobre essas mercadorias. Entretanto, este novo consumidor não perdeu valores tradicionais, como: família, fé, tempo e felicidade - interferindo ainda mais na conscientização do seu consumo.


Na pesquisa do Ibope sobre o momento “Youniverse” pode se comprovar essas transformações, pois 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que seja saudável para o meio ambiente; 65% estão dispostos a mudar seu estilo de vida pelo ambiente e 89% acham que reciclar é um dever de todos. Assim, a chamada geração Y está crescendo cada vez mais com pensamentos conscientes, na qual deixam de comprar apenas objetos e passam a comprar também ética e solidariedade.



Um dos resultados desse momento é o caminho criativo de comunicação que as empresas estão optando. Hoje, o que a marca representa é um fator essencial, e esta imagem deve se associar a questões emocionais, e não mais racionais e funcionais do produto. Assim, o foco principal da indústria é investir no envolvimento dos seus clientes com a marca, construindo um relacionamento emocional e fiel. Reter seu cliente em meio a essa era digital é uma grande dificuldade, pois há uma convergência da comunicação, pulverizando a atenção deste consumidor. Portanto, a indústria deve trabalhar a integração de sua comunicação em todas as plataformas.

Momento “Youniverse”. O consumidor guia a indústria, em meio a tantas transformações em seu estilo de vida, ato de compra e acesso a informação. Cabe as indústrias saber acompanhar este novo mercado de consumo, segurar seus clientes e definir uma boa identidade de marca e estratégia de comunicação, sempre oferecendo produtos de qualidade, em meio a uma produção responsável e consciente.

POSTADO POR:

Diana Miascovsky

Isabela Lobel

Julia Rizzardo

Mariana Meneghello

Victoria Ferreira

TURMA B


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário