domingo, 10 de março de 2013

Palestra Mondelez em 4 de Março


Na aula do dia 4 de março assistimos a uma palestra com Rafael Komoda, que é o Gerente de Shopper Marketing da Mondelez. Segundo ele, a área de shopper marketing surgiu para integrar três pilares do marketing: consumer marketing – que é o marketing tradicional, ou seja, envolve desenvolvimento de produtos, pesquisa e os 4 P’s; trade marketing, que é a área responsável por estabelecer relacionamento com os varejistas, que por sua vez fazem a ponte com o consumidor final. Por último vêm a área de shopper marketing que é responsável por endereçar o que ainda não foi endereçado ao consumidor. É importante ressaltar a diferença deste com o primeiro: shopper é a pessoa responsável pela compra, mas que não necessariamente usa o produto. Uma mãe, por exemplo, compra as fraldas e escolhe a marca, mas é o bebê que a utiliza. E é a área de Shooper Marketing a responsável por destacar a marca  no Momento Shopper, aquele em que o comprador está dentro do Ponto de Venda.

O gerente da área de shopper também cita o quão importante é a comunicação, que deve falar não somente com o shopper ou o consumidor, mas com ambos, a fim de estabelecer a relação que a marca quer criar com seus consumidores e shoppers.

O principal tema abordado na palestra foram as mudanças econômicas e sociais do Brasil, e como isso afetou o perfil do consumidor. A tão falada ascensão da Classe C é um exemplo disso, pois hoje essa classe é um público muito importante para as empresas, que têm estudado cada vez mais o seu comportamento de compra. Rafael também quebrou alguns paradigmas, ao afirmar, por exemplo, que a marca é primordial para a Classe C, e não só o preço. Ele afirmou também que o acesso a alguns produtos não é mais um diferencial, porque com o aumento do poder de compra e a facilidade de obter crédito, as classes mais baixas também podem compra-los.
Aliado á esses fatores, estão o crescimento econômico, maior reconhecimento e disseminação da cultura brasileira no exterior e dos fortes investimentos em infraestrutura em terras tupiniquins.
Sendo assim, quando se fala em expansão e crescimento, segundo Rafael, o Brasil é a prioridade máxima na empresa.

Além disso, Rafael também explica que a Páscoa no Brasil foi “criada” pela empresa e que atualmente ela é líder absoluta quando o tema é páscoa. Parte desse sucesso vêm do planejamento, que começa 1,5 ano anterior á Páscoa. Ou seja, neste momento a Mondelez já está contratadando e fazendo os cálculos de produção para a Páscoa de 2014.
Ele também explicou como essas mudanças nos levaram a chamada “Era do Shopper”, onde 80% das decisões de compra são feitas no PDV, e onde as empresas brigam para estar presente nesses PDVs. 

Atualmente os shoppers escolhem os estabelecimentos onde irão comprar por conveniência (não há mais fidelidade por PDV), e os produtos tem que estar onde esses shoppers estão, caso contrário serão facilmente trocados por um produto equivalente, de outra marca. O atual consumidor quer otimizar seu tempo.

Rafael trouxe um exemplo de uma campanha do bombom Sonho de Valsa para o dia dos namorados, onde o PDV foi uma parte importante da estratégia de marketing. Com isso ele enfatizou a importância de não negligenciar o PDV na estratégia dos produtos.

Por 
Bruna Vieira
Ligia Russomanno

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