APRESENTÇÃO PREZI: http://prezi.com/_ytzf2ou_p5r/shopper-marketing-mondelez-6b/?kw=view-_ytzf2ou_p5r&rc=ref-25195533
A Mondeléz é líder mundial no segmento de snacks, apesar de não ter um nome tão familiar, possui um portfólio de produtos invejável, que certamente é conhecido e consumido por grande parte dos brasileiros.
Para se manter líder de mercado, busca-se a todo momento conteúdo desde a economia do país, até o comportamento do consumidor, estas informações são estudadas e na maioria dos casos são conseqüências umas das outras, com isso as nuances e oportunidades de mercado são melhor aproveitadas pela empresa.
Por se tratar de uma empresa que vende produtos consumidos por impulso, dá-se muita importância ao shopper, e a relação que ele possui com os consumidores. O estudo do comportamento daquele que se relaciona diretamente com o produto é fundamental para o funcionamento pleno do trade marketing, função na qual é indispensável e importantíssima para o endereçamento de comunicação da Mondeléz.
O crescimento econômico brasileiro, já faz o país ser a 4 maior operação da Mondeléz no mundo e com previsão de ultrapassar a França e se tornar a terceira em cerca de 2 anos. Este grande potencial do país, faz com que a Mendeléz invista cada vez mais dinheiro, uma vez que os resultados no que é considerado "a bola da vez", mostram-se cada vez mais positivos e promissores.
O Brasil é líder de sazonalidade mundial, principalmente pelo fato de sua páscoa ser a maior do mundo, tendo todo o planejamento feito um ano e meio antes de cada período de vendas. Apesar de se trabalhar tanto tempo para uma venda que ocorre em sua maior parte, três dias antes do feriado oficial, as taxas de retorno são extremamente substancias, podendo chegar à aproximadamente R$400 milhões por Páscoa.
Observa-se que o preço não é mais considerado um diferencial tão expressivo pela marca. Com o aumento do poder aquisitivo da população brasileira, preza-se mais pela qualidade relacionada à marca do que pelo preço, por isso a comunicação constante é indispensável nesse meio. Além disso, é fato comprovado que não existe mais fidelidade ao PDV e sim a comodidade em comprar certos tipos de produtos em determinados canais, por isso o sistema de distribuição da Mendeléz deve ser impecável, principalmente pelo fato dos produtos comercializados pela empresa serem de compra por impulso. Existe a filosofia na empresa de que produto que não está presente no PDV desejado é uma venda perdida.
A dissonância cognitiva é uma das técnicas base da empresa para conseguir chamar a atenção do shopper, o destaque do produto no PDV é extremamente importante, porém não basta; o comportamento de compra do consumidor é extremamente complexo. Inúmeras estratégias são minimamente arquitetadas para colocar o produto à vista do shopper em determinado momento e/ou circunstância que ele estiver de "guarda baixa". Outro objetivo da empresa é "quebrar a rotina" do shopper, ou seja, grande parte dos esforços de comunicação tem como princípio a criatividade, além constante renovação e inovação de produtos das marcas pertencentes à Mendeléz; surpreender o cliente, é uma das formas que a empresa encontrou para continuar superando suas metas de conseguir sempre elevar suas taxas de crescimento, mesmo com grande parte de seus produtos serem líderes de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário