Momento “Youniverse”
Entre 1880 e 1950 o consumo começou a se popularizar. O mercado
criou a necessidade de consumir, aumentando as escalas de produção. De 1950 a
1980 ocorreu a expansão do consumo, onde as empresas começaram a inovar para
obter um diferencial entre seus concorrentes e serem escolhidas pelos
consumidores. Entre 1980 e 2000 o consumo passa a ser vinculado á identidade do
ser humano, elevando sua importância frente à indústria. Uma vez que a oferta não para de crescer e
aparece a oportunidade de escolha do consumidor, a partir dos anos 2000, com o
desenvolvimento tecnológico, vão surgindo também novos modelos mentais de compra,
caracterizando o empoderamento do consumidor, onde
esses ganham espaço, poder e “guiam” a indústria definitivamente.
Atualmente, em meio a todas essas transformações, há um novo
tipo de consumidor e um consumo consciente. O momento “Youniverse”,
embasado pela pesquisa realizada pelo Ibope, é a consequência dessas novas
características do mercado de consumo. E
essas mudanças afetam diretamente as indústrias, que tem como objetivo atual estabelecer um relacionamento com seu
consumidor.
Antigamente, a relação entre empresa e consumidor não existia. A
empresa tinha contato com o consumidor através de anúncios e propagandas, porém
o consumidor não tinha meio de resposta. Com o surgimento do SAC, a via de
comunicação passou a ser dupla; o consumidor passou a ter voz de resposta aos
produtos que lhe eram oferecidos, sentindo-se mais importante. A partir do
surgimento das redes sociais essa estrutura mudou, o que antes era vertical
passou a ser horizontal. Com as redes sociais, os consumidores passaram a
conversar entre si, muitas vezes sem o consentimento
da própria empresa. Os conselhos, dados por pessoas “iguais” a você, se
tornaram mais relevantes do que os da própria empresa, e a decisão de compra
passou a ser definida pela busca de informação, seja pela internet, por experiências
anteriores ou pela comunicação boca a boca. Assim, as empresas passaram a
investir no envolvimento com seu cliente, pois a partir de uma boa experiência,
bons comentários serão passados adiante.
Uma das grandes transformações que comprovam a força do
consumidor atual é no seu atual momento de compra. No passado, o consumidor
recebia o estímulo, comprava o produto e através da experiência avaliava a sua
mercadoria, e assim comprava de novo ou não. No presente, o consumidor recebe o
estímulo, mas passa pelo momento zero, a busca por informação – que pode vir de
diversas fontes - até se convencer e encontrar um fator determinante para efetuar
a compra. Logo passa pela experiência do produto, e por fim, o compartilhamento
de sua satisfação, ou até mesmo o inverso, o que se torna um embasamento para o
novo momento da informação.
Este empoderamento do consumidor, seu poder de escolha e seu
espaço para críticas, o fortalecem e o transformam cada vez mais. O novo
consumidor é muito mais seletivo e exigente, pois por ter fácil acesso a
informação, acredita “saber tudo”, assim busca pelos seus direitos e pelo
produto de qualidade. Surge, então, o consumo consciente, no qual o consumidor
está disposto a pagar mais se o produto é melhor, e se o produto é sustentável,
não afetando o meio ambiente. Outra característica dessa geração digital é a
busca pela exclusividade, pelo diferente. As pessoas cada vez mais buscam a
personalização do relacionamento com suas marcas de consumo, pois valorizam a
sua própria opinião sobre essas mercadorias. Entretanto, este novo consumidor
não perdeu valores tradicionais, como: família, fé, tempo e felicidade -
interferindo ainda mais na conscientização do seu consumo.
Na pesquisa do Ibope sobre o momento “Youniverse” pode se
comprovar essas transformações, pois 75% dos consumidores estão dispostos a
pagar mais por um produto que seja saudável para o meio ambiente; 65% estão
dispostos a mudar seu estilo de vida pelo ambiente e 89% acham que reciclar é
um dever de todos. Assim, a chamada geração Y está crescendo cada vez mais com
pensamentos conscientes, na qual deixam de comprar apenas objetos e passam a
comprar também ética e solidariedade.
Um dos resultados desse momento é o caminho criativo de
comunicação que as empresas estão optando. Hoje, o que a marca representa é um
fator essencial, e esta imagem deve se associar a questões emocionais, e não
mais racionais e funcionais do produto. Assim, o foco principal da indústria é
investir no envolvimento dos seus clientes com a marca, construindo um
relacionamento emocional e fiel. Reter seu cliente em meio a essa era digital é
uma grande dificuldade, pois há uma convergência da comunicação, pulverizando a
atenção deste consumidor. Portanto, a indústria deve trabalhar a integração de
sua comunicação em todas as plataformas.
Momento “Youniverse”. O consumidor guia a indústria, em meio a
tantas transformações em seu estilo de vida, ato de compra e acesso a informação.
Cabe as indústrias saber acompanhar este novo mercado de consumo, segurar seus
clientes e definir uma boa identidade de marca e estratégia de comunicação,
sempre oferecendo produtos de qualidade, em meio a uma produção responsável e
consciente.
POSTADO POR:
Diana Miascovsky
Isabela Lobel
Julia Rizzardo
Mariana Meneghello
Victoria Ferreira
TURMA B
Nenhum comentário:
Postar um comentário