segunda-feira, 18 de março de 2013

QualiBest


As Crianças da QualiBest

A pesquisa de mercado que conhecemos hoje não era muito utilizada até pouco tempo atrás, isso porque a teoria funcionalista era predominante e as emissoras juntamente com as empresas acreditavam que a pesquisa não se fazia necessária, e que o público era passivo. Cada vez mais e mais as grandes empresas começaram a investir em pesquisas, fazendo com que seus portfólios de produtos e suas comunicações se adequassem ao seu target. O grande problema é que os preços destas pesquisas eram muito altos, principalmente pesquisas com segmentos mais específicos, como o infantil. 
 Por se tratar de uma prática que não era muito explorada, os institutos de pesquisa ainda podem trazer grandes avanços em seus estudos, um destes é o das pesquisas com crianças. Este tipo de pesquisa está ajudando muito no crescimento do mercado de artigos voltados para o público infantil, que movimenta 50 bilhões de reais por ano em todo o país, (fonte: http://www.marketinginfantil.xpg.com.br/2006/07/27/mercado-infantil-movimenta-r-50-bilhoes-por-ano/), mas que ainda não é muito explorado pelas empresas. O preço alto e a dificuldade de acesso ao público alvo são os principais motivos dessa falta de investimento.

  A tecnologia veio para solucionar este problema, com o advento da internet e a revolução dos meios de comunicação, temos hoje em dia um canal muito mais prático e eficiente para realizar pesquisas. Um exemplo disso é o case da empresa QualiBest. A empresa foi fundada no ano 2000 e é pioneira no segmento de pesquisas online no Brasil, possui diversas metodologias inovadoras além de ter o maior painel online do mercado nacional, com mais de 250 mil consumidores cadastrados, tendo realizado mais de 2.500 estudos. 

O case de pesquisa infantil mostrado em sala utilizou o painel QPainelKids&Teens que possui um mix de ferramentas que permite a abordagem de vários temas em momentos distintos, além de funcionar como um “organismo vivo” em que as pessoas podem entrar e sair o tempo todo. A pesquisa foi feita para testar o novo painel, com métodos menos tradicionais e bem mais adequados à geração touch/online que era o foco da pesquisa.


Da pesquisa foram extraídas algumas tendências nos hábitos de compra do público infantil, seu poder de influência na hora da compra, seus hábitos de lazer, o entendimento do tema sustentabilidade, dentre outros itens que envolvem as crianças como consumidores. Dentre as constatações, a pesquisa mostra que as crianças já são os decisores de compra, principalmente quando mostram o comercial do produto aos pais ou quando vão aos supermercados/shoppings/lojas com eles e têm a possibilidade de convencê-los. A pesquisa mostrou, por exemplo, que os pais costumam comprar com frequência o que as crianças desejam quando elas os acompanham ao supermercado, e quase nunca quando elas não acompanham.


Mostrou também que público infantil possui muito tempo ocioso e ocupa-se principalmente com atividades relacionadas a escola, enquanto os momentos de lazer são mais indoor e relacionados ao mundo virtual. As crianças relacionam a palavra diversão com videogame, internet e tecnologia, e como 43% não realiza nenhuma atividade extra, o tempo é ocupado na frente da TV ou do computador (sempre indoor). Elas assistem em média 2 horas de TV por dia, principalmente os canais fechados, e dão boa audiência aos programas com censura acima de 12 anos. 

 Justamente por serem bombardeados por comerciais – seja na TV ou na internet – as crianças possuem uma relação cotidiana muito forte com os seus personagens preferidos, e dentro dessa relação temos duas vertentes: como os meninos imaginam e se identificam com os personagens e como as meninas o fazem. Eles são bastante diferentes e é preciso um olhar clínico para agradar ambos ao fazer a divulgação de um produto para ambos os sexos. 

 
Buscando se beneficiar deste fenômeno, é muito comum vermos inúmeros produtos trazendo os personagens favoritos das crianças. O licenciamento é muito forte para este público, pois elas passam a se identificar com uma determinada marca a partir do personagem que estampa as embalagens de seus produtos. Os personagens estão presentes nos mais variados objetos: desde toalhas até camisetas e tênis de seus desenhos preferidos e isto se reflete também no fator confiabilidade, pois eles acreditam no que seus heróis têm a dizer, independentemente do que vai ser dito. Um fato surpreendente foi o número de crianças que se lembram das marcas que possuem em casa, mesmo que o produto não pareça “interessante”. Como exemplo, vimos na pesquisa que apenas 3% não sabem a marca de sabonete que os pais compram.

Quanto ao tema “sustentabilidade”, a pesquisa mostrou que as crianças não entendem o conceito, possuem apenas um conjunto de atitudes que identifiquem uma boa conduta sustentável, mas são sempre bastante pontuais e fragmentadas. Para elas, sustentabilidade é: não jogar lixo na rua, não gastar luz e energia sem propósito, cuidar do planeta, entre outros. Os pais são os maiores influenciadores da boa conduta com a energia elétrica, mas a defendem basicamente para controlar a conta de luz. O grupo também identificou o fator “confiabilidade” citado anteriormente, pois quando a QualiBest perguntou às crianças quem poderia falar sobre o tema elas responderam seus personagens favoritos, sem fazer conexão alguma entre o tema e a personalidade ou conduta desses personagens. Várias delas responderam, por exemplo, que o Homer (dos Simpsons) poderia discutir sobre tema, e a conduta deste personagem definitivamente não condiz com o conceito de sustentabilidade. O que mostra um falta de domínio sobre o assunto por parte das crianças.


Ao se adaptar as habilidades e perspectivas distintas do público infantil, o QPainelKids&Teens foi muito além dos métodos tradicionais de pesquisa de mercado. Através de um mix de ferramentas, o painel revelou que o público infantil possui altíssimo poder de influência na hora da compra, além de alta lembrança das marcas com que tem contato. Ademais, o painel demonstrou que as crianças tem a tendência de se identificar bastante com determinadas marcas, na maior parte das vezes a partir de seus personagens. Os resultados do QPainelKids&Teens ressaltam a importância do investimento em marketing para o mercado infantil, pois há uma grande oportunidade de dialogar com um consumidor que é altamente envolvido com marcas.  Portanto, é fundamental que as empresas invistam em metodologias  inovadoras de pesquisa, como o próprio painel da QualiBest, para que continuem aprofundando seu conhecimento desse pequeno consumidor.

Grupo:

Alexandre Maluf
Anna Musso
Camilla Cardoso
Luiz Gustavo Angi 
Nathalya Quintanilha
Patrícia Lenz
Rafael Pereira

6C

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