Qualibest: Revelando oportunidades.
Lusia Nicolino nos apresenta o mundo do consumo pelo olhar das crianças.
Lusia Nicolino lidera o departamento de Marketing e Inovação do Instituto QualiBest. Graduada em Comunicação Social, com MBA em Marketing pela FGV-SP, a executiva tem sólida experiência na gestão de marcas e serviços, comunicação e posicionamento estratégico. Durante oito anos, Lusia foi gerente de Marketing do Portal Terra. Também atuou por cinco anos na Ipsos e por dois anos foi diretora de Mídia & Planejamento na agência Ponto de Criação.
QualiBest
QualiBest é o Instituto de Pesquisa de Mercado especialista em utilizar a
ferramenta online para coletar seus dados. Lusia Nicolino, líder do
departamento de Marketing e Inovação do Instituto esteve
conosco na última segunda, e apresentou uma palestra sobre a criação do Painel
Kids.
QPainel Kids & Teens
O Painel foi desenvolvido para atender e
entender as necessidades do mercado infantil e juvenil. O case demonstrado na
Palestra tem uma base que reúne 102 crianças entre 8 e 12 anos pertencentes das
classes ABC. O estudo teve uma duração de 4 semanas e serviu para testar as
técnicas de pesquisa e como (portfólio) para clientes.
As pesquisas online, além de ter menores
custos, permite a participação de um grupo mais heterogêneo, e conta com a
participação de crianças de diversos lugares do país, o que a pesquisa
presencial não permite. Um dos problemas deste tipo de pesquisa é que não
existe a confirmação de quem responde às perguntas, mas a Qualibest garante a
amostragem das pesquisas através do CPF dos participantes.
Existe
toda uma burocracia ao se tratar de crianças, a QualiBest facilitou e agilizou
o contato com elas através do banco de dados que já possuía.
Pedindo aos seus cadastrados que também cadastrassem seus filhos e assim já conseguiam
a autorização necessária para realizar suas pesquisas.
Analisar
o comportamento das crianças é importante, hoje elas têm um papel importante no
consumo, e passou de influenciador a decisor de compra.
Antigamente as crianças ganhavam o que
queriam e pediam em apenas datas especiais, como aniversários, dia das crianças
e natal. Hoje o panorama é diferente, pois agora tudo é motivo para se
comemorar e para presentear seus filhos, como uma nota boa na prova, halloween
, medalha na natação, troca de faixa no caratê. Tudo é desculpa para o consumo.
O painel é composto por diversas atividades,
e as crianças respondiam às questões como se estivessem participando de
joguinhos ou um bate-papo, para facilitar as respostas espontâneas.
O estudo abordou diversos temas, e alguns
resultados foram contados na palestra, como por exemplo:
Para as crianças, o
conceito de diversão está ligado apenas à tecnologia, à jogos de computador,
videogame ou outras atividades parecidas que são solitárias e acontecem
indoors. Já o conceito de brincadeira remete à atividades externas, praticadas
em grupo, como esconde-esconde e queimada. As brincadeiras são as mesmas de
gerações anteriores, mas a “diversão” muda rapidamente. Sempre há lançamentos
de jogos novos, por exemplo, e cada um tem características únicas, objetivos
únicos, e são pontuais.
Personagens
Os personagens tem uma grande influência no
consumo de produtos infantis. As crianças mostraram diversos produtos com
personagens que tinham em casa, e são de produtos de higiene pessoal, como
shampoos, toalha, pasta e escova de dentes; quanto material escolar (estojos,
cadernos, canetas) e alimentos. Os personagens também servem como encurtador de
marcas, por exemplo, o shampoo que elas pedem é o da hello kitty, não gravam o
nome ou o fabricante, mas têm em mente sempre a embalagem e o personagem.
Crianças mais velhas dispensam os personagens em seus produtos, mas mantém a
preferência de produtos com a mesma cor dos produtos do personagens. Por
exemplo, as meninas deixam de comprar mochilas da barbie, mas continuam
comprando mochilas cor-de-rosa. Os alimentos, porém, continuam sendo com os
personagens. Maçãs continuam sendo maçãs da Mônica, os biscoitos continuam
sendo do Bob Esponja.
A percepção das propagandas também é muito
influenciada pelos personagens. As crianças entendem que se tem personagens,
tem propaganda; e se tem propaganda, é mais fácil de pedir aos pais. Isso pelo
motivo de que como hoje às idas ao supermercado são mais comuns, os filhos
acompanham menos os pais nas compras, então mostram os produtos que querem
quando a propaganda passa na televisão.
Esses estudos ajudam no entendimento de como a informação está chegando para os pequenos, e assim facilitar as empresas que necessitam desse entendimento para administrar a comunicação de seus produtos a fim de melhorar a relação deles com seus consumidores e agora, decisores de compra.
Postado por:
Manuela Spindola
Manuela Spindola
Marcela Teodoro
Natalia Hypolito
6ºF
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