Uma breve visão:
Internet no Brasil
A internet querendo ou não, quebrou as barreiras étnicas, sociais e geográfica, reduzindo o mundo á uma caixinha de fósforos. Nesse universo digital, todo mundo tem voz, desde um beduíno perdido nos desertos do Oriente Médio até celebridades famosas como o presidente dos EUA Barack Obama. Surgiu então uma nova forma de relacionamento humano, e as empresas estão desesperadas para descobrir a forma mais eficaz de se comunicar com seu público, cada vez mais informado e participativo. O Brasil é o terceiro país com maior número de internautas (52,2 milhões), sendo a internet o segundo meio em faturamento no país.
Mas o ´´boom`` da internet não aconteceu do nada. Aqui no Brasil, quando começamos a nos aventurar nesse meio digital, por volta da década de 1990, tínhamos a chamada Web 1.0, onde apenas consumíamos conteúdo na internet passivamente, e a divulgação de sites e portais dava-se por meio do boca-a-boca ( não existia a viralização e não tinha como divulgar ou postar outros links ). Logo em meados do ano 2000, passamos a produzir conteúdo, participar mais ativamente, curtir paginas, comentá-las e compartilha-las, criando o conceito de Web 2.0.
Com toda essa mudança gerada pela internet, a publicidade tradicional encontra dificuldades para atingir e reter a atenção dos consumidores, muitas vezes tendo sua credibilidade posta em xeque, onde o consumidor insatisfeito pode queimar a marca, e muitas vezes a empresa não sabe o que está sendo falado, descobrindo tarde demais. Assim, as empresas através de suas marcas procuram ser mais humanizadas, falar de igual para igual com seus clientes, carregando valores humanos para criar uma relação mais afetiva. Esse é o conceito da Web 3.0, que consiste na criação do elo entre a empresa e o cliente, onde ele é que vai produzir o conteúdo, a publicidade.
Isso pode ser visto através do Storytelling, onde na propaganda há o relato de pessoas e seus sentimentos, nunca sobre marcas e seus produtos.
Exemplos de Storytelling:
Temos muitos casos de propagandas e vídeos que foram facilmente viralizadas, gerando um pico de visualização 100% acima da média. Cabe à empresa e os profissionais de Mkt usar a marca de modo a aproveitar o buzz gerado, e manter consistência, pois hoje em dia as coisas são facilmente esquecidas, ainda mais se tratando de conteúdos da internet. A produção de conteúdo na internet cria muitas possibilidades para fazer uma ação e divulgar uma marca, saindo do on-line pro off-line e vice-verça.
Talvez hoje o maior desafio para as marcas seja a disputa pela atenção do cliente, que está conectado a mais de uma plataforma simultaneamente. Muitas pessoas ouvem a televisão enquanto estão com seus tablets ou smartphones à mão.
Depois da conversa sobre o universo digital e essa nova relação entre as marcas e consumidores, fica a dica para as empresas:
Fique sempre atenta sobre o que as pessoas estão falando por ai, estimule o dialogo, faça com que os consumidores desenvolvam o produto com você. Faça isso oferecendo entretenimento, interatividade e diversão. Estamos num ambiente novo, não tenha medo de arriscar, qualquer vitória ou fracasso servirá de aprendizado.
6B - Grupo 8
Francisco Cesar
Lucas Hirano
Mateus Siqueira
Rafael de Wit
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