Os
EUA no Brasil
A norte-americana
FOX atua, desde 1986, em um dos meios mais competitivos da atualidade
– o setor televisivo.
Desde
que veio para o Brasil, a FOX generalizava a América Latina como um único
mercado. Variáveis micro e macroambientais, forças e fraquezas, oportunidades e
ameaças diferenciavam mercados e caracterizavam a riqueza cultural presente em
nosso país. A FOX Tropical, voltada a toda América Latina, direcionava uma programação
integrada e unificada para todos os mercados latino-americanos, minimizando seu
potencial de afinidade e comprometendo seus índices de audiência. A fim de
segmentar sua programação de acordo com os atributos de cada mercado, a FOX
criou a FOSM – a FOX One Stop Media,
uma entre seletas multiplataformas que integram, por completo, todo conteúdo digital.
Da
FOSM, criou-se a Creative Solutions,
segmento em que Carlos Queiroz, gerente de soluções criativas, define como “o departamento de criação que coloca à sua
disposição o conjunto de todas as plataformas da Fox One Stop Media”. Para
o criativo, o setor vive em meio a oportunidades e ameaças, tanto micro, quanto
macroambientais. A Lei Nº 12.485, proposta pela ANCINE (Agência Nacional do
Cinema), determina que todos canais PayTV devem reservar três horas e trinta
minutos semanais de seu horário nobre para veicular conteúdo nacional, sendo
que 50% deve ser criado, escrito e produzido por produtoras brasileiras
independentes. Em meio a ameaça de Legislação, variável macroambiental, surge
uma oportunidade – oferecer soluções criativas para diferenciar o conteúdo nacional
obrigatório, maximizando o potencial de afinidade entre emissora e telespectador.
Com
a ratificação da Lei, a FOX irá transmitir a série A Vida de Rafinha Bastos, em seu canal FX. Carlos Queiroz, o “Tetel”,
acredita que formatos diferenciados, produto da Creative Solutions, são o futuro da publicidade em mídias
tradicionais, adotando os conceitos de pull
e soft sell, abordando a tendência de
publicidade como entretenimento. Com barreiras legislativas, o gerente de soluções
criativas ofereceu propostas a grandes anunciantes, como os gigantes PEPSI e SONY,
em programas de linha como o clássico Os
Simpsons e o sucesso The Walking Dead.
O criativo destaca que estamos vivendo o momento de transição entre o passado e
o futuro do setor televisivo, onde a publicidade prezará entretenimento à informação,
priorizando criatividade e formatos diferenciados, missão da “norte-americana
brasileira” FOX e sua agência Creative
Solutions.
Klaus
Miranda
Maximilian
Pires
João Victor
Barbosa de Barros
Renan
Vidmontas
Vinicius
Sato
Nenhum comentário:
Postar um comentário