sábado, 18 de maio de 2013

Creative Solutions e a Pay TV


O mercado de Pay TV não para de crescer no Brasil e, cada vez mais, as programadoras procuram achar soluções inovadoras para atrair clientes e conectar as vendas e conteúdo comercial ao conteúdo de sua programação. Durante a palestra, Carlos Queiroz, gerente de Creative Solutions da Fox, comentou sobre as oportunidades e mudanças neste mercado.
Um dos desafios e objetivos dos canais Fox citados por Carlos é o fato de fazer seus programas virarem parte das vidas das pessoas que assistem. Em Pay TV, por se tratar de uma audiência fragmentada, é difícil conseguir conquistar um grande público, no entanto o conteúdo da programação dos canais são determinados para atingir os assinantes alvo. Desta forma, é importante saber defender o investimento proposto ao cliente de forma a conquistá-lo e mostrar os benefícios que o canal pode oferecer ao anunciante.

Outro fator importante na palestra foi a explicação da nova lei da Ancine para Pay TV. Foi determinado que as emissoras devem passar a transmitir três horas e meia de conteúdo nacional produzido por uma produtora independente. Durante a palestra, Carlos nos explicou as providências que estão sendo tomas em diversos canais, como por exemplo a nova série de Rafinha Bastos no FX, e enfatizou a importância de profissionais bem qualificados da cadeia de produção dessas séries. Além disso, por se tratar da Fox, um grupo internacional com atividade no Brasil, Carlos comentou desde as produções globais até a “Fox Tropical”, com projetos em cidades e conteúdos brasileiros.

Após a contextualização sobre o mercado, Carlos nos explicou melhor sobre a área de Creative Solutions. Esse é um departamento que vem crescendo no mercado, tanto na TV quanto na web, que procura ligar as vendas comerciais ao conteúdo da programação por meio de formatos diferenciados. Estes são divididos em dois grupos: Conteúdo em canais e produção customizada. Ambos procuram se preocupar muito com a relação entre o conteúdo do  canal e o a marca ou produto do cliente, de forma a fazer com que esse passa a fazer parte da programação, e não seja apenas mais um comercial. Em produção customizada, por serem projetos maiores e mais elaborados, os custos de produção podem ser muito elevados, fazendo com que seja necessário haver um equilíbrio entre os investimentos de mídia e produção, de forma a tornar o projeto viável. 

Desta forma, durante a palestra foram destacados pontos muito importantes sobre o mercado de pay TV e suas oportunidades e desafios. Os formatos que estão surgindo e ganhando força na área comercial se tornam cada vez mais uma melhor opção aos clientes que procuram impactar seu público de maneira inovadora e junto à programação. Desta forma, nesta área, torna-se importante preservar o conteúdo e entregar o valor da marca. O site http://www.foxonestop.com/br/creative-solutions possui maiores informações sobre os projetos, cases e formatos.


CSOS 6C/Grupo:
Arthur Sato
Beatriz Villela
Camilla Cristini
Júlio César
Mariana Tuffengdjian

Nenhum comentário:

Postar um comentário