O mercado de Pay TV não para de crescer no Brasil e, cada vez
mais, as programadoras procuram achar soluções inovadoras para atrair clientes
e conectar as vendas e conteúdo comercial ao conteúdo de sua programação.
Durante a palestra, Carlos Queiroz, gerente de Creative Solutions da Fox,
comentou sobre as oportunidades e mudanças neste mercado.
Um dos desafios e objetivos dos canais Fox citados por Carlos
é o fato de fazer seus programas virarem parte das vidas das pessoas que
assistem. Em Pay TV, por se tratar de uma audiência fragmentada, é difícil
conseguir conquistar um grande público, no entanto o conteúdo da programação
dos canais são determinados para atingir os assinantes alvo. Desta forma, é
importante saber defender o investimento proposto ao cliente de forma a
conquistá-lo e mostrar os benefícios que o canal pode oferecer ao anunciante.
Outro fator importante na palestra foi a explicação da nova
lei da Ancine para Pay TV. Foi determinado que as emissoras devem passar a
transmitir três horas e meia de conteúdo nacional produzido por uma produtora
independente. Durante a palestra, Carlos nos explicou as providências que estão
sendo tomas em diversos canais, como por exemplo a nova série de Rafinha Bastos
no FX, e enfatizou a importância de profissionais bem qualificados da cadeia de
produção dessas séries. Além disso, por se tratar da Fox, um grupo
internacional com atividade no Brasil, Carlos comentou desde as produções
globais até a “Fox Tropical”, com projetos em cidades e conteúdos brasileiros.
Após a contextualização sobre o mercado, Carlos nos explicou
melhor sobre a área de Creative Solutions. Esse é um departamento que vem
crescendo no mercado, tanto na TV quanto na web, que procura ligar as vendas comerciais
ao conteúdo da programação por meio de formatos diferenciados. Estes são
divididos em dois grupos: Conteúdo em canais e produção customizada. Ambos
procuram se preocupar muito com a relação entre o conteúdo do canal e o a marca ou produto do cliente, de
forma a fazer com que esse passa a fazer parte da programação, e não seja
apenas mais um comercial. Em produção customizada, por serem projetos maiores e
mais elaborados, os custos de produção podem ser muito elevados, fazendo com
que seja necessário haver um equilíbrio entre os investimentos de mídia e
produção, de forma a tornar o projeto viável.
Desta forma, durante a palestra foram destacados pontos muito
importantes sobre o mercado de pay TV e suas oportunidades e desafios. Os
formatos que estão surgindo e ganhando força na área comercial se tornam cada
vez mais uma melhor opção aos clientes que procuram impactar seu público de
maneira inovadora e junto à programação. Desta forma, nesta área, torna-se
importante preservar o conteúdo e entregar o valor da marca. O site http://www.foxonestop.com/br/creative-solutions
possui
maiores informações sobre os projetos, cases e formatos.
CSOS 6C/Grupo:
Arthur Sato
Beatriz
Villela
Camilla
Cristini
Júlio César
Mariana
Tuffengdjian
Nenhum comentário:
Postar um comentário