Gustavo Macedo, que cuida da parte de SEO do iProspect (3º maior grupo de mídia do mundo), trouxe uma palestra dinâmica e muito interessante para iniciar o módulo de palestras sobre o universo digital.
O mercado
digital, além de crescer, vem se modificando e amadurecendo, e, com isso, as
marcas que desejam fazer parte deste meio precisam se adaptar a ele. Com o
surgimento da internet na década de 1990, os consumidores que tinham acesso ao
meio tinham uma postura muito mais passiva (fase também conhecida como web 1.0).
Entretanto, as ferramentas ganharam novas funcionalidades com a evolução da
tecnologia e possibilitaram o maior engajamento e participação dos
consumidores. As marcas precisaram se adaptar a essas novas mudanças e alterar
suas estratégias de marketing, saindo do marketing tradicional para uma
estratégia de marketing contínuo.
As marcas precisaram e precisam cada vez mais se humanizar para
chamar a atenção dos novos consumidores.
Os hot topics na internet tem uma duração muito curta, entretanto quando
viralizam-se atigem grande parte dos usuários. O desafio das marcas é
reconhecer estes tópicos e descobrir uma forma de fazer uso deles em pról de
sua marca, como foi o caso da Luisa no Canadá, que gerou diversas peças
publicitárias, nos mais diferentes segmentos. O oposto também ocorre, quando
uma ação offline da marca se torna online e, da mesma maneira, requer ações rápidas
e adequadas ao meio em que se encontra.
Zeitgeist, produzido pelo Google, mostra tudo o que foi tópico do ano.
Atualmente pode-se considerar três principais pilares da internet nos
quais as marcas deveriam focar suas ações: Busca, Relações Sociais e Mobile. O
ambiente hoje é muito competitivo, e, por isso, as empresas precisam conquistar
muito mais a atenção do consumidor, em um mundo com tanta informação, muito
mais conectado e multiplataformas. O interessante é se integrar, gerar conteúdo
relevante para o consumidor, e mais do que tudo, atingir pessoas.
E é por isso que Gustavo dá a dica: “Ofereça conteúdo interativo, inteligente e divertido. Não tenha medo de experimentar, incorpore o fracasso como forma de aprendizado. Não espere resultados diferentes de coisas velhas. A inovação do mercado digital deve ser incansável.” E não se pode esquecer NUNCA que a internet é uma rede de pessoas. E, portanto, as marcas devem pensar além, criar afetividade e conquistar o CORAÇÃO de cada um
Grupo: Ingrid Fray e Matheus Moscardini
Sala: 6F
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