Qual será o futuro da comunicação e estratégia de uma
empresa, em meio a cada vez mais mudanças no panorama tradicional? GLOCAL
(pensar global mas agir local) parece ser a resposta para essa pergunta.
Ser
glocal é saber lidar com as diferentes culturas, línguas e estar disposto a
mudar paradigmas tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Ao se
trabalhar em uma empresa global é preciso ter em mente que o mundo é diferente,
cada país tem sua cultura, religião, língua, assim como cada um possui um
perfil e hábitos distintos.
O
tempo também é algo que precisa ser considerado, não só em questão de horários
a serem cumpridos, mas também estações do ano, por exemplo.
É preciso ter pelo
menos um conhecimento básico sobre o próximo para facilitar o relacionamento e
conseguir construir estratégias que melhor atendam ao público em questão.
Quando
se trabalha “global” a visão é voltada para o macroambiente, as decisões se
tornam mais genéricas e não se é focado em certo grupo. Em contra partida, quando
uma empresa possui uma visão “local” os esforços ficam voltados a uma visão
micro, onde se é dirigido em algum ponto em específico.
Uma
empresa que perece ter entendido e, principalmente, aplicado o conceito de
Glocal é a Discovery, que adaptou toda a sua comunicação para seja entendida
por todas as culturas. Fazendo, por exemplo, algumas alterações nos programas
exibidos pela Discovery Channel, atraindo o telespectador para a programação
por estabelecer algum aspecto que seja comum em determinado país.
É possível
dizer que hoje o “segredo do sucesso” é ter um pensamento Glocal, para isso é
necessário estar aberto ao planejamento e a estratégias; a ideia de global e
local precisam andar juntas. Apesar de cada local possuir seus hábitos e
costumes, existem aspectos que se aplicam em qualquer cultura, como a
valorização da família, busca pela tecnologia, cuidados com a cidade e
expectativa de viver em um mundo melhor.
CSOS 6C
Grupo 10
Bruna Vitti
Isabella Barreto
Stephanie Morato
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