Quando você pensa em criatividade, o que vem na sua cabeça? Afinal, como ser criativo até sobre pressão e não somente quando nos sentimos inspirados?
Pois é a palestra feita por Carlos Queiróz, Manager da Fox Brasil, foi sobre como apresentar soluções mais criativas para seus problemas e tarefas, chamado por ele de Creative Solutions, e assim apresentar este estilo o estilo inovador adotado pelo grupo Fox no país.
O grupo, que possui os canais FX, Fox Life, Fox Sports, National Geographix, Fox e Bem Simples, sofre grandes desafios com o crescimento acelerado do cenário atual da TV paga brasileira. Hoje, esses canais pagos, atingem uma méida de 16,5 milhões de casas, aproximadamente 53 milhões de pessoas. Esse número pode não parecer tão significativo quando comparado a TV aberta, porém é de extrema importância para os canais também conhecidos como Pay TV.
O crescimento da TV por assinatura também vem pelo fato de 30% desse novo público que ajudou a alavancar o setor, pertencer a classe C, que atualmente é a que mais cresce no Brasil. Contudo, para o Carlos, um dos maiores desafios é conseguir conquistar cada vez mais esta classe sem perder seus antigos telespectadores, que são em sua grande maioria da classe A e B.
Para o criador de inovações, a maior dificuldade nos anos 2000 é entender exatamente quem é o seu público sendo que hoje em dia é muito mais abrangente e exigente. Os telespectadores não aceitam qualquer tipo de programa, principalmente se ele estiver pagando por aquilo, ele precisa se sentir especial e que o conteúdo apresentado pelos canais agregue algo para a vida deles.
A equipe do Creative Solutions, que Carlos é o responsável, tem como principal objetivo buscar soluções atraentes para conseguir mais assinantes e aumentar o investimento no setor, criando conteúdos customizados on demand, branded content, social games e concursos, sempre com foco para criar um engajamento maior entre o canal e o telespectador.
Devido ao grande crescimento acelerado dos canais pagos, a Ancine ficou atenta e decidiu criar uma nova lei para determinar que uma quantidade de horas do conteúdo apresentado seja feito por uma produtora nacional. Assim, os produtores brasileiros ganham espaço para exibir seu trabalho, não sendo tratado como sombras das grandes produções internacionais.
Para o gerente de ideias criativas, a lei é essencial para impulsionar a produção de programas brasileiros com qualidade, porém é muito difícil que ele seja vinculado em outros países latinos devido a diversidade das questões culturais.
Além de abordar qual a melhor maneira de obter soluções criativas mesmo sobre pressão, algumas coisas podem ajudar: obter um ambiente interessante para trabalhar, fazer diversas pesquisas, pensar em algo que ainda não foi explorado o suficiente ou totalmente novo mesmo.
Sendo, simples e muito simpático a palestra de Carlos Queiróz deixou claro que para ser criativo basta se esforçar um pouquinho também e não esperar somente por uma super inspiração. Por isso se jogue nos seus pensamentos mirabolantes, quem sabe uma dia algum deles não se torna algo concreto.
Para mais informações sobre o projeto Creative Solutions do grupo FOX, acesse: http://www.foxonestop.com/br/creative-solutions
Grupo 10 COS6A - Fernanda Santo / Gustavo Henrique / Marcelo Mosqueti / Marina Marques / Rafael Marques