segunda-feira, 3 de junho de 2013

Palestra Google









O Google surgiu com a insatisfação que tinham os seus criadores com a forma que havia de encontrar informações na internet, então criaram um algoritmo que facilitou não só a eles, mas sim o mundo todo a conseguirem ter mais sucesso e relevância com as busca. Desde então, sua missão é a de organizar toda a informação do mundo e torná-la acessível e útil para todos (não só da busca, mas de todos os produtos que a empresa oferece) baseando sempre seu modelo negocio totalmente em inovação e cultura, o que é fundamental para a empresa continuar saudável.

Do quarto de sua casa, depois para uma simples garagem nos EUA, hoje o Google é considerada uma das empresas mais globalizadas que existem, sendo 2a marca mais valiosa do mundo hoje. Isso faz com que agregue muito valor a empresa, e também ajuda a trazer ótimos profissionais para qualquer área que seja (não é a toa que hoje o Google é a empresa do sonho dos jovens, e também dos executivos).

Além de eles nos ajudarem com a mais refinada ferramenta de busca, há também uma grande preocupação com suas responsabilidades e atos sociais, como os estudos e a utilização de fontes energéticas renováveis, incentivo de atividades criativas para as mais diversas faixas etárias, o Self-Powered Commutin, onde os Googlers (empregados) que vão ao trabalho por um meio em que são o próprio motor (bicicleta, skate, etc) acumulam pontos que são trocados por doações para caridade, o GoogleServe, onde em uma certa data os googlers são incentivados a desenvolver atividades pré-estabelecidas voltadas ao beneficio sócio ambiental (seja ela feita de qualquer maneira, como por exemplo pintando paredes, juntando lixo, ou dando aulas), entre muitas outras praticas de incentivo.

Mas mesmo ajudando os internautas a acharam a informação mais relevante para eles, e fazendo algumas ações sociais, como que o Google ganha o seu dinheiro? A resposta está nos seus famosos AdWords, um sistema que consiste no modelo de Custo por Clique, ou seja, toda vez que uma pessoa pesquisar alguma marca no Google, e depois clicar num dos links que apareceu no resultado, essa marca escolhida irá pagar uma certa quantia ao Google. E para essa marca aparecer numa boa colocação na hora da pesquisa, usa-se um sistema de Leilão, que também é multiplicado pela Taxa de Qualidade dos sites, onde é levado em consideração o número de cliques deles, a relevância de como anúncio se relaciona com a palavra-chave buscada, e também o índice de qualidade da página de destino, onde a página precisa ter relevância, conteúdo original e ser facilmente navegável. Dessa maneira o Google consegue gerar a sua receita na casa dos US$ 50 bilhões.



Também existem seus outros produtos como o GooglePlus, uma espinha social onde unifica-se todos os produtos do Google (como o Hangout, Youtube, Gmail, entre outros), fazendo com que o usuário possa interagir de forma sociável em qualquer ambiente, tanto no Google, como no youtube ou no site dos próprios anunciantes.

Dessa forma, sempre de maneira inovadora, o Google consegue continuar fazer o que eles sempre buscaram fazer, que é facilitar a forma de obter informações de todos os usuários, da maneira mais útil e simples possível.